Devemos expulsar demônios hoje? John Piper diz que sim e ensina através da Bíblia

Pessoas possessas devem ser confrontadas com ensino, verdade e amor: “Satanás é mentiroso e não suporta a verdade”.

Fonte: Guiame, com informações de Desiring GodAtualizado: terça-feira, 26 de outubro de 2021 17:16
Pastor e teólogo John Piper. (Foto: Desiring God)
Pastor e teólogo John Piper. (Foto: Desiring God)

A Bíblia relata repetidas vezes sobre demônios que foram expulsos de pessoas nos tempos de Jesus. “Você acredita que devemos expulsar demônios hoje?”. Esta foi a pergunta feita num dos artigos do teólogo John Piper, fundador do Desiring God.

Ele começa com a seguinte questão: “Se é preciso expulsar demônios, como devemos fazer isso?”. Após citar o texto de 2 Timóteo 2.24-26, ele diz que “há um estado estável e uma maneira simples de expulsar um demônio”. 

“Eu diria que, ocasionalmente, você vê uma manifestação de poder demoníaco no rosto de uma pessoa, controlando sua vida, algo tão possessivo que é preciso uma intervenção extraordinária e até um exorcismo”, disse.

Como expulsar um demônio?

Segundo Piper, há lugares onde isso é mais comum, como no campo missionário. Para expulsar os demônios, é preciso agir como as especificações de Paulo, no texto citado. 

“Ensine com gentileza e corrija seus oponentes com amor. Deus pode permitir que eles se arrependam e cheguem ao conhecimento da verdade e assim podem ser libertos, escapando do poder do maligno que os havia levado cativos”, explicou.

O pastor diz ainda que é um caminho de ensino, amor, paciência e soberania de Deus. “Essa foi a maneira que Timóteo foi instruído a libertar as pessoas da vontade e da escravidão do diabo”, continuou.

“Eu não acho que para estar seriamente envolvido na guerra espiritual — onde você está libertando as pessoas dos poderes do maligno — você tenha que fazer exorcismos semana após semana”, reforçou.

‘Satanás é derrotado através da sabedoria e do amor”

“Você tem que ser um professor fiel, amoroso, humilde e arrependido, e ainda amar as pessoas. Satanás é um mentiroso e, portanto, ele não vai tolerar a verdade. Ele é um assassino e, portanto, não vai tolerar o amor”, esclareceu.

“Se você é um revelador da verdade e tem um amor profundo e abnegado, você vencerá”, disse ainda.

“Aquele texto de Apocalipse 12.11 — Eles venceram o diabo pelo sangue do cordeiro, porque não amaram a vida até a morte — o que realmente quer dizer? Que você vence o diabo pelo Evangelho, crendo que está coberto pelo sangue de Jesus”, lembrou.

Piper resume que é possível vencer “ensinando, aplicando e pregando sobre o sangue de Cristo”. É um tipo de sacrifício que fazemos pela vida dos outros. “Há pessoas dispostas a morrer em vez de fugir da situação e quando isso acontece, quando há mártires, Satanás é derrotado”, enfatizou.

“Os demônios são reais”

Portanto, segundo o pastor, há várias formas de expulsar os demônios da vida das pessoas, entre elas o ensino com sabedoria, o auto-sacrifício e, ocasionalmente, o exorcismo.

“Os demônios são reais, Satanás é real, e todo pastor deve fazer um estudo sério sobre o caminho do diabo e de seus demônios. É necessário planejar como vai lidar com isso, já que o ataque demoníaco à Igreja de Cristo acontece o tempo todo”, acrescentou e concluiu.

Assista (em inglês):

Siga-nos

Mais do Guiame