Arqueólogos descobriram peça de arte que mostra Jesus de cabelos curtos e barba

Além disso, o artefato revela que o cristianismo chegou na Espanha no século IV, diferente de estudos que apontavam sua chegada no século V.

Fonte: GuiameAtualizado: sábado, 11 de outubro de 2014 01:21

Uma equipe de especialistas encontrou uma placa de vidro que representa uma das primeiras imagens de Jesus Cristo – e ele é bem barbeado e ostenta cabelos curtos, de acordo com o The Guardian. 

"Sabemos que este objeto se remete ao século IV, porque nos séculos seguintes à morte e ressurreição de Cristo, os papas ordenaram que todos os objetos fossem feitos de prata", explicou Marcelo Castro, chefe do projeto de escavação Fórum MMX.

Essa ilustração está em contraste com as representações modernas de Jesus, que mostram que ele tinha cabelos longos e barba.

De acordo com Castro, a descoberta terá um impacto significativo na forma como os especialistas olham para a história, principalmente porque há muito tempo acredita-se que o cristianismo foi trazido para a Espanha no século V. "Ficamos com medo de defender o que acreditávamos no início, porque nos obriga a repensar a história da Espanha cristã," disse Castro.

No entanto, os arqueólogos foram capazes de determinar a idade da peça depois de examinar moedas encontradas no mesmo local. "Fomos cuidadosos em apresentar a placa como uma peça do século IV, no caso de se chocaram com os estudos prévios para a cronologia do cristianismo na Espanha", aponta Castro.

A placa foi encontrada em bom estado, e teve 81% de sua superfície recuperada e remontada. Ela foi usada para servir pão na Sagrada Eucaristia.

A placa foi colocada em exposição neste mês em um museu na Espanha.

 

Com informações de The Blaze
www.guiame.com.br 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame