‘A glória de Deus se move em meio à devastação’, diz missionário sobre guerra na Ucrânia

A Jesus Mission fez um documentário mostrando o trabalho da Igreja para compartilhar ajuda humanitária e o Evangelho com os ucranianos.

Fonte: Guiame, com informações do CHVN Radio e A Jesus Mission Atualizado: sexta-feira, 23 de dezembro de 2022 às 12:54
Missionários oram com ucranianos em meio ao sofrimento pela guerra. (Captura de tela/YouTube/ A Jesus Mission)
Missionários oram com ucranianos em meio ao sofrimento pela guerra. (Captura de tela/YouTube/ A Jesus Mission)

Há quase um ano a Rússia invadiu a Ucrânia, desencadeando destruição, mortes e deslocamentos do povo ucraniano que fugia da devastação da guerra. Os que não conseguiram sair, precisaram conviver com uma profunda crise humanitária.

Para essas pessoas e as que se deslocam dentro do país, a “A Jesus Mission” (Uma Missão de Jesus, em tradução livre), um ministério cristão em parceria com as igrejas locais, tem se mobilizado ao longo do ano para entregar alimentos, suprimentos e a palavra de Deus para as pessoas necessitadas.

"Sempre dissemos que queríamos estar à beira da crise e, devido ao nosso relacionamento com as pessoas dentro da Ucrânia, não tivemos escolha a não ser sair do banco e nos tornarmos parte da solução", diz Andy Zeissman, da A Jesus Mission em entrevista.

“A expressão do risco e a vontade de arriscar abrem a porta para que o Evangelho avance mais do que qualquer outra coisa”, diz o missionário.

Missionários oram por ucranianos. (Captura de tela/YouTube/ A Jesus Mission)

Ele explica que no início da guerra, o ministério comprou algumas vans e começou a levar suprimentos para as zonas de guerra ativas.

"Quando vamos às aldeias, eles não têm comida, água e eletricidade na metade do tempo", diz Zeissman. “O objetivo é continuar levando comida o mais próximo possível das linhas de frente”.

Parcerias de fé

A Jesus Mission não trabalha sozinha, mas em parceria com as igrejas locais não apenas para distribuir alimentos, mas também para compartilhar a esperança do evangelho com os viajantes cansados, explica Zeissman.

Além de alimentos, missionários compartilham o Evangelho com os ucranianos. (Captura de tela/YouTube/ A Jesus Mission)

"Chegamos à Ucrânia, temos nossas vans que dizem 'Veículo de Auxílio à Missão de Jesus', mas, além disso, estamos apenas trabalhando com a igreja local, porque é assim que as pessoas serão mais beneficiadas. Apenas levando comida para a igreja, podemos realmente equipá-los para o jogo longo, que são anos de trabalho”, diz.

“De certa forma, trazemos comida física para as pessoas, mas se trabalharmos por meio da igreja local, as pessoas podem comer duas vezes, porque essa igreja vai espiritualmente alimentar as pessoas. Então, nosso coração é facilitar a igreja ucraniana onde quer que vamos."

Documentário

Para mostrar ao mundo ocidental o que está acontecendo e estimular as pessoas a contribuir com a missão na Ucrânia, A Jesus Mission acaba de lançar um documentário chamado “Into Ukraine: A Story of Being the Church in a Warzone” (Na Ucrânia: uma história de ser igreja em uma zona de guerra, em tradução livre).

Assista ao trailer oficial:

“Eu me sentei com uma jovem de 19 anos que mencionou que um mês antes ela havia tentado evacuar”, diz Zeissman. "Nós dissemos, 'Bem, o que você precisa? Vamos levá-lo para fora, vamos levar uma van até lá.' E ela disse que se ela ficasse, pelo menos havia esperança. Eu disse: 'O que você quer dizer?' E ela disse, basicamente, partir é desistir. Ela começou a chorar e revelou que tinha acabado de se casar, e o marido não podia sair do país. Ele estava na linha de frente da guerra."

De acordo com o ministério, histórias como essas são infinitas, mas onde esses missionários viram uma profunda devastação, eles também viram Deus agir de forma impactante.

"Vimos homens adultos e pastores chorando porque o milagre pelo qual eles oraram, que comida e alívio viriam, aconteceu", disse o diretor executivo de A Jesus Mission, Pierce Westfall.

"Deus está fazendo coisas. Ver as pessoas chorando, literalmente de joelhos, implorando a Deus pelo pão de cada dia e então você aparece e pode fazer parte dessa solução - é sem palavras. Existem milhares de histórias como essa. A qualquer momento você vê a devastação, você também vê a glória de Deus se movendo no meio e redimindo como Ele sempre faz”.

Cruz e parte da fachada da igreja destruídas pelos ataques russos. (Captura de tela/YouTube/ A Jesus Mission)

Enquanto A Jesus Mission espera ver as pessoas motivadas a orar ou doar para esta causa onde milhões são afetados, o Westfall também acredita que o filme pode impactar a mudança onde quer que as pessoas estejam.

"Nossa esperança é que as pessoas vejam a Igreja Ucraniana como um povo movido pela compaixão e, mais importante, vejam como eles respondem a isso. Nossa esperança é que as pessoas sejam servidas pela compaixão pelas pessoas em suas cidades e bairros, e eles veriam sua longanimidade e responderiam a isso”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições