MENU

Israel

Israel inaugura embaixada no Bahrein, como resultado dos Acordos de Abraão

Yair Lapid, ministro de Israel, chega ao Bahrein para também assinar acordos entre os dois países.

Fonte: Guiame, com informações do Times of IsraelAtualizado: quinta-feira, 30 de setembro de 2021 14:41
O primeiro-ministro Naftali Bennett [Centro] com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa al-Marar, [à dir.] e o Ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdullatif Al Zayani [à esq.]. (Foto: Avi Ohayon / GPO)
O primeiro-ministro Naftali Bennett [Centro] com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa al-Marar, [à dir.] e o Ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdullatif Al Zayani [à esq.]. (Foto: Avi Ohayon / GPO)

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, se prepara para inaugurar embaixada israelense em Manama, capital do Bahrein nesta quinta-feira (30).

A viagem de Lapid ao Baherein, que está em andamento há meses, marcará a primeira visita ministerial oficial de Israel ao Bahrein desde que os países estabeleceram relações diplomáticas no ano passado.

Lapid se encontrará com seu homólogo do Bahrein, o ministro das Relações Exteriores, Abdullatif bin Rashid Al-Zayani. Juntos eles devem inaugurar a embaixada e assinar uma série de acordos bilaterais.

O chanceler será acompanhado em sua viagem pelo diretor-geral de Relações Exteriores Alon Ushpiz, e pelo diretor-geral adjunto para Assuntos do Oriente Médio, Oded Yossef.

Os voos diretos entre Tel Aviv e Manama - operados pela Gulf Air e operando duas vezes por semana – também estão programados para inaugurar oficialmente na quinta-feira, com um voo do Bahrein para Israel.

O primeiro-ministro Naftali Bennett se reuniu no domingo em Nova York com Zayani e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa al-Marar, à margem da Assembleia Geral da ONU. Bennett disse a Zayani que estava ansioso para se encontrar com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, em algum momento no futuro.

No início deste mês, o diplomata de longa data Eitan Na'eh foi escolhido para servir como embaixador de Israel em Manama. A nomeação de Na'eh - que ainda está servindo como enviado aos Emirados Árabes Unidos enquanto aguarda sua confirmação - veio no mesmo dia em que o Embaixador do Bahrein em Israel Khaled Yousef al-Jalahmah se encontrou com Lapid no Knesset e presenteou o ministro das Relações Exteriores com suas credenciais.

Duas semanas depois, Jalahma apresentou oficialmente suas credenciais ao presidente Isaac Herzog, um dia antes do aniversário de um ano da assinatura dos Acordos de Abraão.

Jalahma disse que foi "uma grande honra" ser o primeiro embaixador do Bahrein em Israel, acrescentando que estava "confiante de que esta etapa histórica estabelecerá uma base sólida para as relações entre os nossos dois países, com base nos valores de tolerância e coexistência entre os povos, crenças e religiões”.

Desde que se tornou ministro das Relações Exteriores, em junho, Lapid também visitou os Emirados Árabes Unidos e o Marrocos, dois países com os quais Israel normalizou relações no ano passado.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame