Vida espiritual e material

Você acha que existe uma relação entre sua vida espiritual e sua vida material?

Fonte: Guiame, Paulo de TarsoAtualizado: quarta-feira, 23 de dezembro de 2020 às 16:01
(Foto: Unsplash)
(Foto: Unsplash)

Estamos quase chegando ao final dos estudos em Levítico, mas ainda há propostas boas para sua vida financeira ali e eu não quero deixar que elas escapem.

Vejamos, então: você acha que existe uma relação entre sua vida espiritual e sua vida material? Ou seja, a maneira como você administra o seu dinheiro impacta o seu relacionamento com Deus?

O que eu poderia dizer é que nossa vida não é feita de vários compartimentos isolados e distantes um do outro, e Deus tem um interesse muito genuíno por sua vida espiritual e também por todos os outros aspectos de sua vida.

Então eu gostaria que você estivesse bem atento a este texto que diz assim: Se vocês obedecerem às minhas leis e aos meus mandamentos, fazendo tudo o que eu ordeno, eu mandarei chuva no tempo certo, a terra produzirá colheitas e as árvores darão frutas (Levítico 26.3,4).

Na verdade, este é apenas o início de uma série de bênçãos que Deus promete ao seu povo. É apenas o início de todas as coisas boas que podemos obter pela obediência a Deus e aos princípios soberanos de sua Palavra. Você pode continuar lendo os textos que vão do versículo primeiro até o treze. Não poderemos citar aqui todo o texto, mas você deve fazer isso. Faça agora mesmo. Não deixe para depois.

Deus é um Deus de relacionamentos, e não podemos negar a associação da obediência às bênçãos. Mas veja! O que deveria motivar você? As bênçãos ou a obediência? Isso pode revelar o que está no seu coração. Você obedece porque ama a Deus ou porque deseja seus benefícios?

No Novo Testamento, Jesus claramente nos orienta a buscar a ele e o seu reino em primeiro lugar. Leia em Mateus 6.33.

A preocupação do homem sempre esteve voltada à sua sobrevivência, às suas necessidades, e hoje até mesmo para seus desejos financeiros que nada têm a ver com necessidades.

Mas o que Deus realmente deseja de você? A obediência e uma relação pura entre um filho necessitado e um Pai amoroso.

Não se engane. Quando você rejeita a orientação de Deus, certamente vem a disciplina dele. Amorosamente, mas vem. E justamente porque ele nos ama virá o castigo, virá a disciplina, como está bem claro no texto abaixo: Porém, se vocês não obedecerem a todos os meus mandamentos, se rejeitarem as minhas leis, se desprezarem as minhas ordens e quebrarem a aliança que fiz com vocês, então eu os castigarei. Mandarei desastres, e doenças, e febres que abalam a saúde e enfraquecem o corpo. Não adiantará nada semear os campos, pois os inimigos é que comerão as colheitas (Levítico 26.14-16).

Agora leia todo o texto, que vai do verso 14 até o 46. É longa a lista, não? Talvez porque Deus conhece nossa dificuldade em obedecer por amor, e assim precisa criar medo da dor.

Conclusão: O que Deus mais busca é a sua obediência, fruto de seu relacionamento amoroso e de todas as coisas boas que Deus deseja para sua vida financeira. Mas nunca esqueça que a rebeldia pode ter graves consequências. Releia todo o texto de Levítico 26. Verifique se seu coração está afinado com o de Deus.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

*O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Juros, segundo Levítico

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições