Lições financeiras no Livro de Êxodo

Você tem uma missão e eu desejo que você entenda a perspectiva de Deus para a sua missão pessoal.

Fonte: Guiame, Paulo de TarsoAtualizado: quarta-feira, 11 de março de 2020 18:47
(Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)

Prosseguindo no Antigo Testamento, veremos no livro de Êxodo vários princípios que Deus deixou para nortear a sua vida financeira.

Quero iniciar esses comentários falando um pouco sobre a vida de Moisés, que foi um personagem chave naquele momento da história do povo de Israel.

Alguns aspectos interessantes na vida de Moisés são que ele nasceu num lar muito simples, pois sua família era escrava. Depois cresceu na casa da filha do faraó, como consta em Êxodo 2.10. Aqui você pode notar que ao longo da nossa vida o nosso padrão financeiro pode mudar pelas mais diversas razões.

Quando adulto, Moisés revoltou-se com a maneira como os hebreus eram tratados e matou um egípcio ao vê-lo maltratando um hebreu. No entanto, tudo foi descoberto e Moisés, com medo de ser morto pelo faraó, fugiu para Midiã.

Lá ele conheceu Reuel, que viria a ser seu sogro. Veja que Moisés passou a experimentar uma nova realidade em sua vida financeira. Ele já não estava mais no palácio. Já não era mais tratado como príncipe. Percebe como nosso padrão financeiro pode mudar da noite para o dia?

Entretanto, eu gostaria de salientar aqui a missão de Moi­sés. Isso porque, assim como ele, você também tem uma mis­são e eu desejo que você entenda a perspectiva de Deus para a sua missão pessoal. É que a maneira como ganhamos dinheiro está muito ligada à nossa missão — e aqui há alguns pontos interessantes na vida de Moisés que quero analisar com você.

O primeiro é a tentativa de compreender a sua missão. Moisés certamente percebeu que Deus queria que ele fizesse alguma coisa em favor do seu povo, que estava sendo escra­vizado pelos egípcios.

Quando estudamos o Gênesis, vimos como José cuidou também dos seus irmãos durante sua vida, inclusive sob o aspecto financeiro, suprindo-lhes as necessi­dades. Moisés conhecia a história de seus antepassados e com certeza gostaria de mudar aquele quadro.

Mas perceba que a maneira como ele começou a fazer isso foi trágica. Ou seja, Moisés não estava tão preparado ainda para iniciar sua mis­são de líder. Isso também acontece em nossa vida financeira. A gente se sente despreparado, não é mesmo? E aí temos de passar pela escola de Deus. Ele nos prepara, mas isso pode levar algum tempo. No caso de Moisés, passaram-se quarenta anos até que Deus aparecesse a ele, convocando-o para uma nova etapa em sua missão.

Um outro aspecto importante na vida de Moisés foi que, quando Deus o chamou, ele levantou diversas barreiras para assumir o papel de líder. Será que isso também não acontece conosco? Será que não acontece com você? José assumiu prontamente seu papel de líder, mas Moi­sés interpôs muitas barreiras. Saiba que Deus deseja que você assuma seu papel de liderança na sua vida financeira.

Conclusão: Assim como aconteceu com Moisés, sua vida financeira pode passar por altos e baixos. Lembre-se que é sempre hora de aprender, de buscar a orienta­ção segura da Palavra de Deus para viver uma vida que agrade a ele. Não crie barreiras para assumir esse papel tão importante de líder de suas finanças.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Invista uma parte do seu dinheiro em um propósito eterno

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame