É possível ser generoso mesmo sem ter dinheiro

Você pode ser uma pessoa generosa mesmo sem ter nenhum centavo no bolso.

Fonte: Guiame, Paulo de TarsoAtualizado: quarta-feira, 12 de agosto de 2020 18:57
(Foto: Crosswalk)
(Foto: Crosswalk)

A generosidade é uma marca na vida de qualquer pessoa que queira agradar a Deus em sua vida financeira. Tenho certeza de que você deseja ser alguém que usa o dinheiro de forma adequada e que usa uma parte para beneficiar pessoas que necessitam de sua ajuda.

Agora veja só que belo exemplo temos em Levítico, que mostra a possibilidade de você ser uma pessoa generosa mesmo sem ter nenhum centavo no bolso. Examine este exemplo de generosidade e depois faça o que puder dentro da realidade de sua vida financeira.

A economia do povo de Israel girava muito em torno das atividades agrícolas. Pois bem, por meio de Moisés, Deus deu algumas instruções muito interessantes ao povo. Ele disse assim: Quando fizerem a colheita do trigo, não colham as espigas dos pés que ficam na beira do campo, nem voltem atrás para pegar as espigas que não tiverem sido colhidas. E não façam uma segunda colheita nas plantações de uvas para colher os cachos que ficaram, nem voltem atrás para pegar os cachos que tiverem caído no chão. Deixem isso para os pobres e estrangeiros. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês (Levítico 19.9,10).

Note como é possível ajudar as pessoas necessitadas de forma criativa, mesmo sem a necessidade de ter dinheiro! Esse é o nosso Deus, sempre criativo e sempre pensando em como podemos ajudar outras pessoas necessitadas — e havia muitas pessoas que respeitavam essa regra.

Por exemplo, talvez você conheça a história de Rute, que inclusive deu o seu nome a um dos livros da Bíblia. Ela era uma dessas pessoas necessitadas que iam colher espigas no campo de um homem chamado Boaz. E o que aconteceu?

Além de ter suas necessidades de alimentação supridas, Rute acabou casando-se com Boaz e passou a fazer parte da linhagem de Jesus. Que história linda, não? Veja como a obediência e a generosidade podem gerar resultados extraordinários.

E você? Já está pensando em como colocar sua generosidade em ação? Um modo prático de fazer isso é doar parte do seu tempo para ajudar outras pessoas. Pode ser por meio de sua igreja ou mesmo diretamente, quando doa do seu tempo realizando trabalho voluntário, beneficiando pessoas em sua ou em outras comunidades.

E veja que interessante: os próprios discípulos de Jesus beneficiaram-se dessa generosidade. Num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas, e a comer os grãos de trigo (Lucas 6.1).

Percebe como é poderoso este princípio da generosidade? Pessoas no Antigo e no Novo Testamento foram beneficiadas pela obediência a esta simples orientação bíblica.

Conclusão: Deus deseja que você seja generoso, e você pode exercer essa generosidade mesmo sem ter dinheiro. Você pode doar seu tempo, seus bens, suas habilidades, talentos e conhecimento. Anote formas pelas quais você poderia colocar em prática essa generosidade que Deus tanto deseja para seus filhos.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

*O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Tenha santidade em sua vida financeira

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame