Quando eu pedi um milagre, ganhei um processo

Os processos nos ensinam que depender de Deus não é para fracos.

Fonte: Guiame, Melina BotteghinAtualizado: terça-feira, 24 de outubro de 2023 às 17:28
(Foto: FreeBible)
(Foto: FreeBible)

Como os dias de processo são difíceis! Só quem passa por eles sabe que manter os olhos no trono é um desafio diário. Isso porque muitas vezes temos a falsa impressão de estarmos prontos e que não existe nada em que Deus possa trabalhar em nós, ou em alguma área específica.

Somos barro, e sempre seremos barro.

Quando Deus criou todas as coisas, Ele 'falou' e o poder de sua Palavra fez a existência se tornar real. Mas com o ser humano, Ele fez em um processo de moldagem de barro. Uma obra de cerâmica...

A Bíblia nos conta em Gênesis 2:7: 'O Senhor Deus FORMOU, pois, o homem do BARRO da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.’

FORMAR é um PROCESSO de criação, o que nos torna barro em processo contínuo de aperfeiçoamento desde o início.

O problema é que estamos na era do Deus do imediatismo, nos acostumamos ao Deus do agora, do já, o Deus que se curva ao nosso jeito. O evangelho egocêntrico que tem sido pregado em que tudo depende de nós e nada depende de Deus. Tudo tem a ver com o nosso posicionamento e não com a liberdade do Espírito Santo em agir segundo o Plano do Pai.

Aliás, nós nem queremos conhecer os planos do Pai, principalmente quando eles vêm de encontro aos nossos tão perfeitos planos. Enfiamos Deus em uma caixa e o condicionamos a trabalhar daquele jeito... E o que acontece é que saímos frustrados.

Os processos nos ensinam que depender de Deus não é para fracos. A dependência é a forma mais genuína da fé. É abrir mão de um controle que nunca foi nosso, mas que tomamos posse.

Nós projetamos tantas coisas e somos levados a acreditar que TUDO é determinado pela NOSSA fé, e acabamos sofrendo uma falsa acusação de não termos fé suficiente quando Deus resolve trabalhar diferente.

Escutei de um amigo esses dias: “Nós podemos crer e agir, mas o COMO é com Deus. Do contrário, nós poderíamos determinar nossa vida pela nossa fé, sem que isso desse espaço para Deus fazer TUDO diferente e das formas extraordinárias Dele. Se fosse assim, não haveria um Lázaro ressuscitado”. (Pegou a chave?)

Eu penso que uma fé profunda se revela ainda mais nas vezes que Deus não faz o que parece óbvio, quando o agir de Deus NÃO FAZ SENTIDO ALGUM.

Efeito Lázaro

“Jesus amava Marta, sua irmã Maria e Lázaro. 6 Ainda assim, permaneceu por mais dois dias no lugar onde estava, mesmo sabendo que Lázaro estava doente. 7 Depois disso, Jesus disse aos seus discípulos: —Vamos voltar para a Judeia.” (João 11:5-7)

Eu já li e reli essa Palavra de Lázaro, e até preguei em algumas ocasiões, mas hoje o Senhor me ensinou algo novo (e o meu coração queima quando isso acontece).

O fato de Jesus AMAR Marta, Maria e Lázaro profundamente não fez com que o que eles pedissem se tornasse a mais absoluta lei. Não O fez levantar impulsivamente e atender os pedidos dos amigos na hora em que ELES queriam. O AMOR de Jesus pelos amigos não os tirou do processo. O fato de Jesus nos AMAR não significa que Ele fará do nosso jeito.

A Bíblia usa a palavra 'AINDA ASSIM' para nos ensinar que o AMOR de Jesus não é condicional para que a vontade absoluta do Pai se cumpra em nós. O amor de JESUS não nos tira do processo, mas nos sustenta em TODO ele.

Os amigos de Jesus pensaram da forma que muitos de nós pensamos quando nos deparamos com algum desvio de curva do nosso plano perfeito. Se Ele é nosso amigo, certamente chegará no NOSSO tempo, e fará do NOSSO jeito. Ele chegará AGORA...

Lázaro não morreu por falta de fé ou por não pedir um milagre à pessoa certa. Eles enviaram uma mensagem e ela CHEGOU até Jesus. Jesus sabia o que estava acontecendo, mas mais do que isso, Jesus sabia o que estava FAZENDO. Aqueles dois dias foram INTENCIONAIS. Deus é SEMPRE intencional.

Ele tinha muito mais para Lázaro do que uma simples cura, Jesus tinha uma ressurreição. Um milagre totalmente fora da curva, um que ninguém estava ou está acostumado a ver.

Quem diria que a morte poderia se submeter à autoridade que existia naquele carpinteiro, não é mesmo? Quem diria que Lázaro veria o outro lado e viveria para contar? Quem diria que carne podre poderia ser reintegrada a vida? Quem diria que Jesus não estava e nunca esteve atrasado?

Jesus tem muito mais para você nessa situação. Talvez Ele te queira mais perto, ou talvez esteja te livrando de algo pior. Eu sou muito pequena para dizer o propósito disso tudo, mas eu sei que o fim dos processos colocados por Deus é sempre de Paz.

Melina Botteghin é estudante de teologia, esposa, mãe, pastora por vocação e publicitária de formação.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A fofoca manda muita gente para o inferno

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições