Onde está você?

Para ouvir a resposta e estar pronto para absorver a verdade chocante, precisamos nos preparar um pouco primeiro.

Fonte: Guiame, Mário MorenoAtualizado: segunda-feira, 9 de agosto de 2021 15:50
(Foto: Canva)
(Foto: Canva)

“Assim diz HASHEM: Não deixe o homem sábio se gabar de sua sabedoria, nem o homem forte se gabar de sua força, nem o homem rico se gabar de suas riquezas. Mas deixe aquele que se gaba de exultar apenas nisso, que ele me entende e me conhece, pois eu sou HASHEM que pratica a bondade, a justiça e a retidão na terra; pois nessas coisas me deleito, diz HASHEM”. (Jr 9:22-23) (Haftará em Tisha B’Av)

A vida é um teste de livro aberto. O que HASHEM quer de nós? Qual é o nosso objetivo? Olhe dentro do “Livro” e veja o que Jeremias, o Profeta, diz: “Assim diz HASHEM …” Essas palavras introdutórias devem ser suficientes para convidar qualquer mente curiosa a ler mais. O que é realmente importante? O que é realmente valioso? O que significa mais para HASHEM? Não é uma pergunta capciosa de jeito nenhum! A resposta é explícita. Para ouvir a resposta e estar pronto para absorver a verdade chocante, precisamos nos preparar um pouco primeiro.

Havia um fazendeiro que veio para a cidade grande porque tinha um grande evento sofisticado para o qual precisava se preparar. Ele foi a um alfaiate sofisticado e caro para fazer as medidas para um terno novo pela primeira vez na vida. O alfaiate o convidou para vir buscar o terno no próprio dia do evento e ele garantiu que ficaria perfeito, pronto na hora. Semanas depois, o fazendeiro voltou ao alfaiate para se preparar para a reunião de gala. O alfaiate estava ocupado no momento, então ele entregou o terno ao fazendeiro e disse-lhe para experimentá-lo no provador enquanto ele atendia os outros clientes. O fazendeiro lutou bravamente para apenas colocar as calças e a jaqueta era quase impossível sem rasgar as costuras. Gritos foram ouvidos do camarim: “Alfaiate, como você pode fazer isso comigo!” e novamente, “Alfaiate, é muito pequeno!”. Então o fazendeiro saiu para mostrar ao alfaiate como seu trabalho era péssimo. Em vez de ser humilhado, o alfaiate caiu na gargalhada. “Fazendeiro idiota, antes de colocar um terno novo, você precisa primeiro tirar as botas e o macacão de trabalho!”

Antes de ouvirmos o que o HASHEM deseja, precisamos primeiro remover todas as nossas noções e impressões preconcebidas do que a sociedade e as pessoas em geral valorizam e consideram ser a mais alta prioridade. HASHEM diz que não se impressiona com inteligência, força ou riqueza.

Só uma coisa é digna de grande elogio e isso é “conhecer e compreender HASHEM, que é ELE Quem pratica a bondade, executa as justiças e é caridoso na terra”! É isso!

Tenho um aplicativo no meu telefone para fotos. Tenho certeza que muitos de vocês também. Quando você pressiona esse ícone, de repente um arquivo gigante é aberto com milhares de fotos e filmes de família e muitas coisas interessantes. Agora imagine que você tem um aplicativo chamado Yud-Hei-Vav-Hei! O que aparece quando você pressiona esse botão, um ícone? O que está no arquivo? Está vazio? Está cheio de imagens, sentimentos e associações com o mais sagrado dos nomes para HASHEM!?

Parece surreal? Talvez seja uma analogia interessante!? Poderia ser ficção científica!? A verdade é que apertamos esse botão centenas de vezes por dia em uma oração, e possivelmente o dia todo em nossas vidas de pedestres, Baruch HASHEM! Existe uma representação bidimensional desse nome em todo o nosso Siddur. Ele fica plano na página como todas as outras palavras? HASHEM é uma entidade bidimensional em nossas vidas, plana e sem vida, para ser murmurada sem emoção!? Não deveria saltar para fora da página como uma torre elevando-se aos céus. O Rei Salomão escreveu em Mishlei: “O NOME de HASHEM é uma fortaleza poderosa! Os justos correm para lá e são protegidos!”

Em Tisha B’Av, lamentamos o fato de que nós, a nação judaica, nos encontramos no exílio. O ponto mais profundo e importante é que HASHEM está exilado conosco. Toda equipe esportiva tem um estádio e toda cidade e estado uma capital, mas onde fica a Casa de HASHEM!?

A primeira pergunta na história humana que HASHEM fez a Adão depois que ele pecou, ​​persiste em sua pergunta. As mesmas letras do livro que lemos sobre Tisha B’Av, Eicha, são feitas das mesmas letras desta pergunta de uma palavra, mas transpostas, “Ayecha! Onde você está!” Onde estamos? O Baal Shem Tov disse: “Onde quer que os pensamentos de uma pessoa estejam, é onde ela está inteiramente!” Poderíamos estar na Times Square e realmente na New Square. Podemos estar no Muro das Lamentações e ainda assim nossa mente está no Walmart. O que aparece na tela quando pressionamos aquele ícone do aplicativo Yud- Hei-Vav -Hei? Essa é a resposta para a pergunta: “Onde você está?”

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O significado da luz e do temor à luz das Escrituras

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame