Você sabe cuidar do seu coração?

Por que devemos nos atentar aos cuidados do coração?

Fonte: Guiame, Josué GonçalvesAtualizado: quarta-feira, 24 de junho de 2020 às 15:30
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Você saber cuidar do coração é princípio fundamental para uma vida emocional de qualidade, pois nosso coração nada mais é que nossa alma. Nós estamos meditando no capítulo 15 de Provérbios, olha que versículo interessante de número 13: “O coração alegre traz um belo sorriso ao rosto, mas, quando um coração está triste, o dia custa a passar.” Em outra versão diz: “O Coração alegre aformoseia o rosto” a nossa expressão facial revela o estado da nossa própria alma, há ainda um outro versículo que diz: “O coração alegre é um bom remédio” (Pv 17:22).

O coração do cristão, do salvo, do convertido, da pessoa que teme ao Senhor, é um banquete contínuo.

Como vai o seu coração quando olham para a sua expressão facial?

“O coração alegre traz um belo sorriso ao rosto” (Pv 15:13). Isso se refere a cuidar bem do coração.  Alguém afirmou que a distância mais curta entre duas pessoas é um sorriso; quando você sorri, você retarda o envelhecimento porque contrai menos nervos da sua face? Como vai a sua alma a partir da sua expressão facial? O versículo 14 também é muito importante e diz: “Quem tem discernimento está sempre ansioso por saber mais, mas o insensato se alimenta de modismo e coisas fúteis.”

Olha que coisa interessante, o sábio, o prudente, o inteligente, está sempre ansioso por saber mais. Sabe quais são as pessoas felizes, bem-sucedidas e que nunca param de crescer? Aquelas que nunca param de aprender, Steve Jobs fez uma afirmação que nunca mais esqueci: “Tenham fome!” não é fome de picanha, contrafilé, de bolo ou de pão, é fome de conhecimento. Eu estava lendo sobre um gênio da pintura e perguntaram para o biógrafo:

– O que você viu nesse gênio que te chamou mais atenção?

Respondeu o biógrafo:

– A curiosidade dele!

Por isso a pergunta: Você sabe cuidar do seu coração?

A maioria das pessoas curiosas sempre querem saber mais, elas têm fome de conhecimento continuamente, quem tem discernimento?

Aquele que é sábio e inteligente, está sempre ansioso por saber mais, você é uma pessoa que tem fome de conhecimento? Você é uma pessoa que nunca para de buscar conhecimento? O dia em que você parar de aprender, vai parar de crescer; o dia em que você parar de aprender e de crescer deixará de ser um líder.

Guarde isso quem tem discernimento está sempre ansioso por saber mais, mas, o insensato se alimenta de modismos e coisas fúteis.” Outro versículo importante “É melhor comer pão amanhecido num ambiente de amor que uma picanha de primeira onde só há ódio.” Eu costumo dizer: não basta ter uma casa, é preciso ter um lar.

De que adianta um casal morar em uma grande casa, em um belo condomínio fechado, quem sabe em um bom apartamento, ou até mesmo em uma suntuosa cobertura à beira-mar, se não existe amor ali?

Sem expressões de afetividade, demonstrações de carinho e graça, o ambiente fica “feio”.

A Bíblia diz que: “É melhor um pedaço de pão seco e paz que uma casa cheia de banquetes e conflitos.” (Pv 17.1)

Se fosse a minha versão pessoal, eu diria assim: “melhor morar em uma casa simples, em um quarto modesto, com uma cozinha sem sofisticação onde haja amor nos relacionamentos, do que morar numa mansão suntuosa, que abriga relacionamentos de ódio, maledicência e gritaria! Precisamos cuidar do coração, para ter uma alma saudável.

O amor, a afetividade, a graça, a presença de Deus, fazem toda a diferença. Vou repetir “É melhor comer pão amanhecido num ambiente de amor que uma picanha de primeira onde só há ódio.”a Bíblia diz no Salmo 27: “Se o Senhor não edificar  a casa em vão trabalham as que edificam, se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela”.

É a presença de Deus na pessoa de Cristo que vai fazer toda diferença na sua casa. Cuide bem do seu coração!

Por Josué Gonçalves, terapeuta familiar através de seminários, encontros e congressos realizados anualmente. Autor dos livros “12 Verdades que Todo Filho gostaria que os Pais Soubessem” e “Pastor: Sua Família e Seus Desafios”.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O amor deve ser o coração da família

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições