As lições de Noé na arca – Parte 3

Quero refletir com vocês sobre Noé. Nessa terceira parte, falaremos sobre o tempo de Deus.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: sexta-feira, 5 de novembro de 2021 às 15:22
(Imagem: Domínio Público)
(Imagem: Domínio Público)

Noé passou um período de sua vida dentro da arca. A palavra período é muito significativa quando nós pensamos na vida humana. A nossa vida é feita por círculos, nós não nascemos adultos, nós não vamos permanecer no envelhecimento, porque Deus tem propósitos para nós em cada tempo. Assim, cada período é uma novidade de vida. Noé estava em uma bela novidade, um período que ele não sabia quanto tempo iria durar.

Será que ele sairia da arca ou morreria nela? Será que ele veria seus netos? Será que um dia ele pisaria numa terra seca? Podemos imaginar que esses e outros pensamentos visitassem a vida daquele homem já idoso.

Mas Noé não reclama para Deus, ele simplesmente confia. Eu creio até que quando alguém da sua família tinha esse tipo de dúvida, logo Noé os enchia de fé, falando que Deus havia feito uma promessa e que Ele a cumpriria. Portanto, era preciso esperar.

Esperar é o verbo que não queremos conjugar. Em nossos dias, queremos apenas as novidades de vida. Precisamos não só ter consciência da realidade desse dia chamado hoje, mas não permitir que o ontem e até mesmo o amanhã (futuro) tome lugar do hoje.

Quando nos projetamos para o futuro, nós perdemos hoje. E é no dia de hoje que nós temos que viver. Este é o dia que o Senhor fez para ser adorado, para que você se alegre nele. Não é no dia que você vai se alegrar, você vai se alegrar no Senhor que está nesse dia!

Noé deveria enfrentar muitos contratempos dentro daquela arca, não só no relacionamento com sua família, mas com aqueles animais que ele precisava cuidar. Havia muito trabalho a fazer ali, além de ser o chefe da “arca”. Mas Noé vivia um dia de cada vez, consciente de sua responsabilidade de edificar aquele dia.

Pense: é no dia de hoje que todas as suas escolhas são feitas. Então, nesse dia de hoje vamos semear o que serão resultados eternos. E a cada dia você vai edificar de forma diferente, porque talvez você tenha que regar a semente de hoje, para que amanhã venha o crescimento.

Eu acredito realmente que Noé compreendeu isso e ele viveu cada dia com essa consciência. Deus disse a ele para construir a arca. E Deus deu tudo para Noé pudesse cumprir o projeto divino. Tudo vem dele, percebe?

Assim que recebeu a ordem de Deus, Noé não postergou, não procrastinou, afinal, não era para começar amanhã. Se ele fizesse isso, ele teria atrasado aquela grande obra: a construção da arca. Ele simplesmente pensou: tenho que começar a fazer, porque o modelo já está comigo!

Ele não ouviu o que as pessoas falavam, ele não removeu a zombaria, ele focou naquilo que foi a direção de Deus. Eu te pergunto: quais são as direções que Deus tem dado à sua vida? Não olhe para a direita nem para esquerda. Olhe para o alvo.

Mire no Autor e Consumador da nossa fé. Contemple-o quando vier aquele sinal de angústia, de depressão, de desespero... Será que Noé não os enfrentou? Sim. Ele era humano! Mas seguiu elevando os olhos para o céu.

Olhamos para a vida de Noé e entendemos que ele prestou muita atenção no que Deus disse para ele. Os sentidos de Noé estavam voltados para Deus e quando os nossos sentidos (a nossa visão, a nossa audição, o tato, o olfato e o paladar) estão voltados para Deus, nós podemos sentir a fragrância de Cristo. Nós podemos ver quão doce é a palavra de Deus. Podemos sentir que Ele está com Suas mãos sobre nós.

“Noé, entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim, no meio desta geração”. Noé ouviu e se alegrou, porque a mão de Deus havia o escolhido e iria protegê-los.

Deus deu a ele toda a instrução e porque a seguiu, Noé pôde ver os propósitos do Pai serem cumpridos.

Que as atitudes de Noé sejam lições para nós nesses dias, em que convivemos no meio de uma geração perdida, perversa, que quer tudo para ontem, ingrata, materialista... Que não nos contaminemos com ela, mas que possamos olhar para o Céu. Que possamos ouvir e seguir a direção de Deus para nós. Assim como Noé fez, e foi protegido de “toda inundação”, junto com sua casa.

O Pai ama você!

Darci Lourenção

Por Darci Lourenção, psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: As lições de Noé na arca – Parte 2

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições