Não foque nos resultados

Será que os resultados são o que há de mais valor em sua vida, para que você os coloque como foco?

Fonte: Guiame, Cristiano R. CostaAtualizado: quarta-feira, 22 de setembro de 2021 15:57
(Imagem: Canva)
(Imagem: Canva)

Nos dias atuais é muito comum ouvir e ler a frase: Foque nos resultados! Mas será que ter foco nos resultados é o mais importante mesmo?

De acordo com os dicionários, “foco” significa ponto mais importante ou principal de algo. Será que os resultados são o que há de mais valor em sua vida, para que você os coloque como foco? Considerando ou não como mais importantes, como chegar a bons resultados?

Entendo que nossos resultados são na verdade consequências de outros fatores, e estes fatores sim precisam de nossa atenção, precisam de foco. Traduzindo para uma sequência simples, nossos resultados derivam de nossas ações e nossas ações nascem de um ciclo que eu chamo de Ciclo de Propulsão à Mudança (CPM). O Ciclo de Propulsão à Mudança agrupa pensamentos, emoções e palavras e cada um destes integrantes fortalece-se um ao outro. Pensamentos geram emoções que por sua vez geram pensamentos que geram palavras que geram emoções cada vez mais fortes. O resultado do CPM são ações ou inações que por sua vez frutificam em resultados.

PENSAMENTOS

Em uma passagem em Romanos o apóstolo Paulo nos adverte para que não enchamos nossos pensamentos conforme o mundo: Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. Romanos 12:2

Seu modo de pensar certamente irá alterar sua experiência de vida, ou seja, suas ações e seus resultados. Concentre seus pensamentos conforme está escrito em Filipenses 7:8: Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.

PALAVRAS

Várias são as passagens na Bíblia que mostram a importância de usar bem as palavras, como em Provérbios 18:21: A língua tem poder para trazer morte ou vida; quem gosta de falar arcará com as consequências.

Esse texto de Provérbios nos dá a entender que consequências virão como resultado de nossas palavras. Vejam como é importante as nossas palavras e nossos pensamentos para a nossa qualidade de vida!

EMOÇÕES

Além dos pensamentos e palavras, temos também que focar em nossas emoções. Como você está conduzindo as suas? Sabia que você é capaz de conduzir suas emoções? Isso mesmo.

Em Filipenses está escrito: Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.

Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus. Filipenses 4:6,

Como é bom saber que Deus cuida de nós e sem dúvida de nossas emoções! Deus não quer que sejamos amargos, rancorosos, tristes e preocupados. Ele quer que tenhamos uma vida plena. Sei que há momentos para o luto, momentos em que realmente ficamos tristes com acontecimentos nada agradáveis.

Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Romanos 12:15

Há momentos de tristeza e de outras emoções digamos assim “tóxicas”, como a amargura e o rancor, mas isso não pode ser algo constante na vida, pois acarretará em consequências também desfavoráveis.

Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Efésios 4:31

Sabendo disso, em que devemos colocar nosso foco? Nos resultados ou no CPM? Acredito que o mais importante a ser feito não é focar nos resultados, pois estes serão sempre consequências do seu Ciclo de Propulsão à Mudança.

Como está o seu CPM? Ele está gerando mudanças significativas em sua vida? Você está tendo ações, inações e reações positivas?

Quer ter resultados melhores para sua vida? Então não foque nos resultados, pois serão apenas consequência do seu ciclo. Foque verdadeiramente em seus pensamentos, palavras e emoções. Busque aprender como mudar seus pensamentos para pensamentos de vida, de edificação e gratidão. Mantenha suas palavras direcionadas à honra, ao perdão e aos elogios. Crie ambientes que favoreçam às boas emoções, leia bons livros e assista a filmes que gerem boas motivações. Após focar em seu ciclo fazendo com que seja um ciclo saudável de pensamentos, emoções e palavras, suas ações e reações também acompanharão e também serão saudáveis para vocês. E os resultados? Bom, aguarde e verá como serão.

Deus o abençoe sempre.

Ainda há tempo, escolha a excelência.

Cristiano R. Costa é coach emocional, palestrante, escritor, professor, consultor e mentor. Sua área principal de atuação é em liderança emocional e empresarial. Possui capacitação pelo Instituto Menthes do Dr. Augusto Cury, é bacharel em Ciência da Computação e Especialista Executivo em Gestão de Empresas e de Projetos. Tem um chamado para ajudar pessoas a se auto liderarem e de acreditarem em si mesmas e principalmente em Deus.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O benefício da felicidade

 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame