Não despreze o que você tem

O pouco é a matéria prima do milagre

Fonte: Guiame, Alexandre GregoAtualizado: terça-feira, 31 de agosto de 2021 15:56
(Foto: Canva)
(Foto: Canva)

Como é bom viver uma vida em abundância, viver uma vida onde temos excesso de dinheiro, de amigos, de recursos, isso é maravilhoso. O muito ou a abundância nos dá uma sensação de segurança para fazermos ou realizarmos o que precisamos.

Mas a realidade é que em alguns momentos de nossa vida passaremos por situações que não haverá o muito e precisaremos saber viver com o pouco. Em Filipenses 4 o apóstolo Paulo nos dá uma aula sobre isso, veja:

Filipenses 4:11. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12.Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 13. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (grifo do autor)

Entender o pouco é um treinamento que precisamos exercitar diariamente, pois desprezamos o pouco como se não fosse nada, mas o pouco é a matéria prima para um grande milagre.

Havia uma mulher que tinha acabado de perder seu marido e ficou então com a responsabilidade de cuidar de seus dois filhos. Toda endividada chega até o profeta Eliseu para pedir uma ajuda financeira, pois a situação que estava passando era muito difícil, e a pergunta que o profeta lhe faz esta relatada em 2 Reis 4.2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. (grifo do autor)

A pergunta que ele faz é; − O que você tem em casa? A reposta é o ponto a ser observado, pois ela diz; − Não tenho NADA, SENÃO SOMENTE. Ela tinha algo, ela tinha um pouco, ela tinha a matéria prima para um grande milagre, mas desprezou o pouco por achar insignificante diante do grande problema que tinha para resolver. E este pouco por meio de uma palavra liberada se tornou muito.

Muitas vezes nós somos como essa mulher, e também tendo pouco dizemos que não temos nada. Poderíamos relatar aqui diversos outros exemplos na bíblia de pessoas que com pouco foram vitoriosos e vivenciaram grandes milagres.

Abraão com um filho se tornou uma numerosa nação; Gideão com trezentos venceu um exército numeroso; Davi com quatrocentos “malacabados” (rsrs) se manteve e tornou-se rei em Israel.

Entenda que o pouco nunca foi sinal de derrota ou de abandono de Deus, mas é apenas o primeiro degrau para um momento de triunfo, basta ver os exemplos citados acima, mas principalmente momentos que talvez você já tenha passado. Traga a memória (Lamentações 3.21), e você valorizará mais os “poucos” enxergando-os como a matéria prima do milagre de Deus em sua vida.

Mateus 25:21 - E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (grifo do autor)

Deus abençoe!

Alexandre Grego é Pastor, Bacharel em Teologia, Life Coaching, e escritor dos livros “Somos Flechas”, “E Urias?” e “Não existe família perfeita, existe família feliz”. Também é conferencista nas áreas de liderança e casais. Exerce sua atividade pastoral no Ministério Apostólico Koinonia, na cidade de Mogi das Cruzes/SP, é casado com a Pra. Marines Grego.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Um encontro comigo mesmo

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame