São Bento do Sapucaí, a cidade tem charme e muitos motivos para se tornar inesquecível

São Bento do Sapucaí, a cidade tem charme e muitos motivos para se tornar inesquecível

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:19

A 182 quilômetros da capital paulista, São Bento do Sapucaí surpreende seus visitantes e tem vários motivos para não ficar empoeirada na memória. Um deles é o famoso sorvete de queijo. Fãs de artesanato vão lembrar para sempre do local hospitaleiro por causa das belas peças feitas com folha de bananeira, que podem ser levadas para casa.

Já os adeptos dos esportes de aventura poderão ficar com São Bento do Sapucaí na cabeça, pois lá está situado o Complexo Pedra do Baú, um dos melhores points paulistas para a prática de voo livre e escalada. Radical, mas democrática, a pedra tem degraus até seu topo, especialmente para aqueles que não levam o menor jeito para o montanhismo, mas desejam apreciar a paisagem. Lá do alto, a 2.050 metros de altitude, é possível contemplar as ruínas do primeiro abrigo de montanha do Brasil, construído na década de 1950, além de cidades do sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba.

Principais eventos

- Praça da Cultura: todo segundo domingo de cada mês.

- Festas religiosas e juninas: junho.

- Campeonato Paulista de Asa Delta: julho.

Principais atrações

- Pedra do Baú: a 12 quilômetros do centro da cidade, a pedra é um dos pontos mais visitados pelos turistas.

- Igreja Matriz: fica na praça Bento de Almeida e foi construída por escravos, em 1853.

- Arteben – Casa do Artesão: maior centro de artesanato da cidade, a Artben fica no Pavilhão de Exposições (mercado) e pode ser visitado de terça a domingo, das 10 às 18h.

- Museu da Revolução 1932: a estrutura construída em pau-a-pique fica em cima de uma trincheira original da Revolução Constitucionalista de 1932. Há fotos, objetos e armas encontrados na região.

- Casa da Cultura Miguel Reale: localizado no centro, esse espaço cultural tem lugar reservado para exposições e outras manifestações artísticas.

Como chegar

Acesso pelo Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070). Não há ônibus saindo da capital paulista para São Bento do Sapucaí, mas a viagem começa no Terminal Rodoviário Tietê e segue até São José dos Campos, pela Pássaro Marron (11 6221-0244). De São José, ônibus da Mantiqueira (12 3921-0920) seguem até São Bento do Sapucaí.

Onde ficar

- Pousada do Quilombo: (12) 3971-2688.

- Pousada Villa da Montanha: (12) 3971-1268.

- Pousada Flor do Ipê: (12) 3971-1391.

Siga-nos

Mais do Guiame