Estâncias climáticas paulistas - Santa Rita do Passa Quatro

Estâncias climáticas paulistas - Santa Rita do Passa Quatro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:19

Quem busca tranquilidade, certamente vai amar Santa Rita do Passa Quatro. Para se ter uma ideia do quão sossegada ela é, por lá não existe nem semáforo nas ruas. À noite é possível encontrar uma movimentação ao redor da Igreja Matriz.

As cachoeiras e trilhas são um convite ao lazer diurno. Durante o dia os turistas também poderão se encantar com o famoso jequitibá-rosa, que impressiona pelos números: ele tem aproximadamente três mil anos, 3,6 metros de diâmetro, 40 metros de altura e abriga em sua copa cerca de 21 mil espécies, entre fauna e flora.

Os amantes de história e de paisagens antigas podem se hospedar em fazendas de café do século 19. Algumas delas, como a Bela Paisagem, abrem suas portas centenárias para hóspedes.

Principais eventos

- Festival de Tradições Italianas: abril.

- Festival Zequinha de Abreu: setembro.

Principais atrações

- Museu Histórico Zequinha de Abreu: localizado na antiga estação ferroviária de Santa Rita do Passa Quatro, o museu tem no seu acervo peças que pertenceram ao filho mais ilustre da cidade, o músico Zequinha de Abreu. Esse acervo é formado por discos, letras das músicas, móveis e instrumentos musicais.

- Morro Itatiaia: com 970 metros, o morro é muito usado para a prática de voo livre. Ele abriga uma imagem do Cristo, com 22 metros de altura, capela, lanchonete, sanitários, além de oferecer uma bela vista panorâmica para o Vale do Mogi. Várias cidades podem ser vistas do alto do morro, como Tambaú, Porto Ferreira e Pirassununga.

- Parque Estadual da Vassununga: abriga o famoso jequitibá-rosa, provavelmente a árvore mais velha do Brasil. Possui uma área total de 2.071 hectares.

- Cachoeira Três Quedas e São Valentim: a Três Quedas é formada pelas águas do córrego Passa Quatro e, em sua paisagem, encontram-se as ruínas da Casa de Força da primeira usina hidrelétrica de Santa Rita. Com uma queda livre de 80 metros de altura, a cachoeira São Valentim é cenário da prática de esportes radicais.

Como chegar

Acesso pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) até a cidade de Limeira. A viagem continua pela Anhanguera (SP-330) até a entrada para Santa Rita. De ônibus, a viagem parte do Terminal Rodoviário Tietê, na capital paulista, pela Danúbio Azul.

Onde ficar

- Pousada Chuchua

- Fazenda Bela Paisagem: (19) 3584-5571.

- Pousada da Lagoa : (19) 3582-1916.  

Siga-nos

Mais do Guiame