10 melhores cidades para pedalar, mantendo uma vida saudável e com muita diversão

As melhores cidades para se pedalar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:08

 

Praticar exercícios físicos e diversão, são fundamentais para manter uma vida leve e saudável. São muitos os prazeres da vida. Para quem é fã de carteirinha das bicicletas, não pode deixar de pedalar em alguma viagem que esteja e poder conhecer a cidade.
 
O site "M de Mulher", selecionou as 10 melhores cidades para andar de bicicleta. 
 
1º lugar - Amsterdã (Holanda)
Amsterdã pode ser considerada a capital das bicicletas. No país, existem cerca de 18 milhões de bikes para 16,5 milhões de habitantes. Ao todo, há 17.701 ciclovias e 64.336 vias, totalizando 29 mil quilômetros à disposição dos ciclistas holandeses. Holanda também inovou no transporte das crianças: elas podem ir à escola por meio de um "ônibus-bicicleta", que comporta até 10 crianças e não passa dos 10 km/h.
 
2 º lugar - Copenhagen - Dinamarca
Copenhagenestá logo atrás de Amsterdã. Foi a primeira cidade no mundo a promover o empréstimo público de bicicletas. Pelo menos 50% dos moradores da cidade usam a bicicleta como meio de transporte, uma estimativa bem maior do que a quantidade de pessoas que utilizam o carro, que é de apenas 13%. Até outubro de 2010, existiam 388 km de ciclovias e 23 km de ciclofaixas na cidade. Juntos, os moradores pedalam mais de 1.210 km por dia na cidade.
 
3º lugar - Bogotá (Colômbia)
A capital colombiana possui 340 km de ciclovias, que, desde que foram construídas, aumentaram em sete vezes o número de usuários de bicicleta na cidade. Hoje, mais de 500 mil pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, ou a integram ao transporte público, já que vários pontos de ônibus possuem bicicletários gratuitos.
 
4º lugar - Curitiba (Brasil)
Curitiba possui 120km de ciclovia para 1,8 milhões de habitantes. Com seis bicicletários integrados espalhados pela capital do Paraná, a cidade é considerada uma das melhores do Brasil para andar de bicicleta. O sistema de aluguel é simples e o morador ou turista pode pegar uma bike em qualquer um dos seis pontos, e não é necessário devolver no mesmo local. O trajeto é monitorado por aparelhos de GPS instalados nas bicicletas.
 
5º lugar - Montreal (Canadá)
Com mais de 120 parques espalhados, Montreal, no Canadá, oferece belas paisagens para quem quer passear de bicicleta. A cidade tem centenas de quilômetros de ciclovias e mais de 5.000 bicicletas disponíveis para aluguel. Alugar é simples: além de lojas específicas, há também o sistema de bicicletas públicas, que pode ser pago com cartão de crédito.
 
6º lugar - Portland (Estados Unidos)
Com mais de 480 km de ciclovias, Portland é considerada a melhor cidade para pedalar nos Estados Unidos. Juntando boa infra-estrutura e segurança para os ciclistas. Cerca de 9% de seus habitantes usam a bicicleta em seus deslocamentos diários, enquanto a média nacional é de apenas 0,4%.
 
7º lugar - Basileia (Suiça)
Em 7º lugar no ranking das melhores cidades para andar de bike, aparece Basileia, na Suíça. A cidade possui ciclovias, estacionamentos e faixas exclusivas para ciclistas. E não é porque é uma cidade urbana que os ciclistas não têm segurança, pelo contrário. A bicicleta é utilizada em 23% dos deslocamentos diários realizados pelos 230 mil habitantes da cidade suíça.
 
8º lugar - Barcelona (Espanha)
Barcelona aparece em 8º lugar no ranking. O programa de aluguel de bicicletas foi lançado em 2007. A cidade espanhola conta também com uma ciclovia que passa por toda a área metropolitana, chamada de "anel verde". No total, existem 3.250 vagas de estacionamento para bicicletas nas ruas e em garagens subterrâneas.
 
9º lugar - Pequim (China)
Pequim tem uma grande tradição na utilização das bicicletas. O excesso de veículos tornou o trânsito caótico e os deslocamentos mais lentos. Para fugir dos congestionamentos, a população retomou o velho hábito de andar de bicicleta. Hoje, existem cerca de 10 milhões de bikes que se espalham por toda a cidade. E o aluguel é barato: um modelo comum custa cerca de R$ 2,00.
 
10º lugar - Trondheim (Noruega)
Cerca de 18% da população utiliza a bicicleta diariamente como meio de transporte. Em Trondheim existem elevadores para as bikes que levam os ciclistas nas ladeiras mais íngremes (foto). Não adianta usar os morros como desculpa para não pedalar, não é mesmo? Sem contar que é um ótimo exercício físico.
 
 
Com informações de: M de Mulher

 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame