MENU

Saúde

Varizes: conheça as principais causas e efeitos

Fatores genéticos e a falta de exercícios físicos podem contribuir para o surgimento de varizes nas pernas.

Fonte: GuiameAtualizado: sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017 11:55
A aparição das varizes no corpo passam antes por um processo complexo. (Foto: Reprodução)
A aparição das varizes no corpo passam antes por um processo complexo. (Foto: Reprodução)

Se você sente nas pernas inchaço, formigamento, dor, queimação e sensação de cansaço, é muito provável que você esteja lidando com a presença das indesejadas varizes. Embora a maior preocupação seja estética, a aparição das varizes no corpo passam antes por um processo complexo.

Depois que o sangue percorre todo o corpo, é necessário que ele retorne ao coração. No entanto, quando estamos em pé ou sentados, o sangue tem dificuldade de subir dos pés ao coração, contra a ação da gravidade.

“Para conseguir essa proeza, nosso organismo criou alguns artifícios muito criativos”, esclarece o Dr. Paulo Guimarães, cirurgião vascular do Hospital São Luiz Morumbi. “As veias possuem, a cada pequena distância, válvulas em seu interior. Elas funcionam como comportas de uma eclusa, permitindo que o sangue flua somente sempre no sentido do coração”.

As principais veias das pernas estão posicionadas dentro das panturrilhas, mas, em alguns casos, as válvulas não conseguem realizar seu trabalho com eficácia, permitindo a volta do sangue em direção aos pés e fazendo com que as veias fiquem dilatadas e torcidas. É assim que se formam as varizes.

“As varizes podem aparecer por uma predisposição prévia do paciente, devido a uma fraqueza das válvulas ou por falta de movimentação da musculatura da panturrilha, que não conseguirá espremer as veias para que o sangue suba”, explica o especialista.


A aparição das varizes no corpo passam antes por um processo complexo. (Foto: Reprodução)

Por isso, a prática de exercício físico — principalmente na região das pernas — é o método mais eficaz de prevenção das varizes, pois a musculatura mais ativa é eficaz para bombear o sangue mais facilmente para o coração.

Por outro lado, os vasinhos podem ou não estar associados às varizes. Eles existem sob toda a nossa pele e, segundo o médico, aparecem por motivos desconhecidos. Porém, os vasinhos sempre possuem um diâmetro bem pequeno (menor que 1 milímetro), enquanto as varizes tem mais de 2 milímetros.

Os tratamentos podem variar desde uso de meias elásticas e repouso com as pernas elevadas até a cirurgia de retirada das varizes, quando as veias já estão muito comprometidas. Outras opções que podem ser recomendadas pelo cirurgião vascular são laser, radiofrequência e termoablação, método que queima as veias a 90ºC.

Siga-nos

Mais do Guiame