MENU

Saúde

Vacinas do calendário adulto que você deve tomar

O site Boa Forma mostra quais são os tipos disponíveis na rede pública e particular para você atualizar a carteirinha.

Fonte: Guiame, com informações da Boa FormaAtualizado: quarta-feira, 1 de agosto de 2018 12:47
A vacina é a forma mais eficaz de prevenir doenças infecciosas. (Foto: Thinkstock/Getty Images)
A vacina é a forma mais eficaz de prevenir doenças infecciosas. (Foto: Thinkstock/Getty Images)

Ao contrário do que dizem as fake news que sua família compartilha no grupo do WhatsApp, a médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), avisa: a vacina é a forma mais eficaz de prevenir doenças infecciosas.

O site Boa Forma mostra quais são os tipos disponíveis na rede pública e clínicas particulares para você atualizar sua carteirinha:

Rede pública

Sarampo, caxumba e rubéola: esqueceu se já apresentou essas doenças? Então, proteja-se. Nos últimos anos, tem havido surtos na Europa e no Norte do Brasil, em especial de sarampo. Para ter ideia, o último informe do Ministério da Saúde, do dia 27 de junho, aponta 465 casos confirmados nos estados do Amazonas e de Roraima. A tríplice viral é aplicada em duas doses até os 29 anos e, depois, em dose única até os 49.

Difteria e tétano (dT): ainda há casos esporádicos de difteria no Norte e no Nordeste. Deve ser repetida a cada dez anos.

Hepatite B: transmitida sexualmente e pelo contato com sangue contaminado, pode levar ao câncer. É aplicada em três doses, inclusive em adultos e idosos.

Febre amarela: houve 1 127 casos e 328 mortes de julho de 2017 a 3 de abril de 2018. A vacinação está sendo realizada em todo o país.

Clínica particular

Gripe: imuniza contra três cepas do vírus influenza que estão circulando por aqui. Deve ser repetida anualmente. Preço médio: 120 reais.

HPV: mesmo se você já teve contato com o vírus, ajuda a evitar uma reinfecção. Em três doses. Preço médio: 390 reais (quadrivalente, por dose).

Catapora: quem não teve deve se imunizar. Pode ser grave em adultos. Fornecida em duas doses. Preço médio: 150 reais (cada uma).

Hepatite A: aconteceram surtos no Rio, São Paulo e Portugal. São duas doses. Preço médio: 160 reais (cada uma).

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame