MENU

Saúde

Trabalhadores noturnos

Trabalhadores noturnos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Uma pesquisa divulgada recentemente pela revista médica britânica "The Lancet" revelou que um tratamento à base de tasimelteon, equivalente ao hormônio melatonina (interfere na regulação do sono, no humor, na puberdade e em ciclos ovarianos), é capaz de evitar a insônia transitória produzida normalmente pelos trabalhadores de horário noturno.

Segundo os pesquisadores, esta substância é capaz de ajudar as pessoas a dormir melhor, mudando o processo rítmico que ocorre no organismo todos os dias, mais ou menos no mesmo horário, independentemente de fatores sincrônicos externos.

Os cientistas, do Brigham and Women's Hospital (pertencente à Harvard School of Medicine de Boston) e da Monash University, na Austrália, asseguram que o tratamento é eficaz e que poderia ser a primeira linha terapêutica para as pessoas que acusam os efeitos de viajar através de fusos horários ou que trabalham à noite ou muito cedo pela manhã.

Eficiência do sono

O Centro de Estudos Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), já divulgou pesquisas referentes à eficiência da troca do sono da noite pelo dia. Em uma delas a conclusão foi que os trabalhadores noturnos têm um sono diurno menos eficiente, um nível de alerta e de performance mais baixos, bem como um índice de acidentes mais elevado, quando comparados aos diurnos.

De uma forma geral, o sono durante o dia não é tão reparador quanto o da noite. Hoje em dia, quem trabalha no período da noite precisar ter um sono bem administrado, cuidar bem da saúde e saber administrar seus relacionamentos, principalmente os familiares.

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame