MENU

Saúde

Ter mais vitamina D no corpo aumenta eficácia de dietas emagrecedoras, aponta estudo

Ter mais vitamina D no corpo aumenta eficácia de dietas emagrecedoras, aponta estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Os níveis de vitamina D no corpo no início de uma dieta de restrição de calorias podem indicar o sucesso da perda de peso, segundo estudo apresentado este mês no encontro anual da Endocrine Society, nos EUA. "A deficiência de vitamina D é associada com a obesidade, mas não está claro se vitamina D insuficiente causa a obesidade, ou o contrário", destaca a pesquisadora Shalamar Sibley, da Universidade de Minnesota, nos EUA.

No estudo, os pesquisadores mediram os níveis de vitamina D no sangue de 38 pessoas com sobrepeso antes e após os participantes seguirem uma dieta de 11 semanas consistindo em 750 calorias a menos do que o total das suas necessidades diárias estimadas. E foi observada uma relação linear entre os níveis de vitamina D e o sucesso em perder peso.

As análises mostraram que, para cada aumento de 1 ng/mL nos níveis de 25-hidroxicolecalciferol, forma precursora da vitamina D, havia a perda de 196 g a mais com a dieta de restrição de calorias. Para cada aumento de 1 ng/mL nos níveis da forma hormonal da vitamina D (1,25-dihidroxicolecalciferol), havia perda de 107 g a mais com a dieta. E maiores níveis da vitamina antes da dieta poderia representar também maior perda de gordura abdominal.

"Nossos resultados sugerem a possibilidade de que a adição de vitamina D a uma dieta de restrição de calorias levará a uma melhor perda de peso", destacou a pesquisadora. Porém ela ressalta que mais estudos são necessários para determinar se a suplementação da vitamina poderia ajudar no processo de emagrecimento.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame