MENU

Saúde

SP ganha Instituto de Geriatria

SP ganha Instituto de Geriatria

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

O Estado de São Paulo ganha a partir deste mês o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, ligado à Secretaria de Estado da Saúde. A criação da unidade, que funcionará nas instalações do Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Leste, na capital paulista, foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 3 de abril. A lei que originou a criação do Instituto é de autoria do deputado Antonio Salim Curiati.  

Com o novo instituto, além dos serviços de atendimento em saúde e atividades de convivência e lazer já oferecidos pelo antigo CRI, será possível a realização de um trabalho mais amplo, que inclui ensino, pesquisa e a formulação de políticas públicas voltadas à saúde e qualidade de vida dos idosos de todo o Estado.

A unidade será responsável por promover ações integradas que garantam o envelhecimento saudável da população, condições de habitabilidade aos idosos e acessibilidade das pessoas a partir de 60 anos a edifícios, transportes e vias públicas.

Também será papel do instituto estimular e apoiar os idosos no exercício de seus direitos, disseminar valores e atividades positivas referentes ao envelhecimento humano, concentrar dados e informações sobre atendimento ao idoso e promover programas de capacitação em geriatria e gerontologia, capacitando profissionais da rede estadual de saúde.

"Estamos criando um centro especializado não somente na assistência médica, que é fundamental, mas também responsável por desenvolver pesquisas que possam subsidiar novas políticas de atenção ao idoso no âmbito do Sistema Único de Saúde", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Siga-nos

Mais do Guiame