MENU

Saúde

SP começa a vacinar crianças contra a meningite C

SP começa a vacinar crianças contra a meningite C

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:14

O Estado de São Paulo começa na próxima semana a vacinar crianças menores de dois anos de idade contra a meningite meningocócica C, uma das formas mais graves da doença.

A dose entrou para o calendário nacional de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) neste ano, mas a data de distribuição depende de cada local - no caso de São Paulo, o produto deve estar disponível a partir do dia 8 de setembro, uma quarta-feira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença meningocócica pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meningite) ou como uma infecção generalizada (meningococcemia), que pode levar rapidamente à morte.

O governo diz ter investido R$ 152 milhões para comprar 8 milhões de doses do produto. Antes, a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causados pela bactéria.

Em São Paulo, inicialmente serão imunizadas as crianças com idade entre um ano e um ano e 11 meses de idade (essa faixa etária toma apenas uma dose da vacina). Em novembro, os pequenos que tiverem menos de um ano também vão poder a vacina – serão duas doses agora e uma de reforço no momento em que a criança completar um ano de idade.

Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, diz em comunicado que 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de dois anos.

- A vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Essa vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame