MENU

Saúde

Saúde autoriza novo centro de transplante em SP

Saúde autoriza novo centro de transplante em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Unidade contribuirá para o aumento no número de atendimentos no Brasil. Em 2008, foram realizados 8.687 procedimentos no estado

O Ministério da Saúde autorizou nesta quinta-feira, 7 de maio, um novo centro especializado em retirada e transplante de tecido ocular humano em São Paulo. Portaria publicada no Diário Oficial da União credencia o Hospital do Olho a realizar o procedimento. A unidade contribuirá para o aumento no número de atendimentos na Bahia e no Brasil. Atualmente, há 937 hospitais e 1.282 equipes habilitadas para realizar transplantes em todo o país. Em São Paulo, são 304 centros e 479 equipes.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no estado, foram realizados 8.687 transplantes de diversas modalidades em 2008, 6% a mais que no ano anterior. São Paulo é responsável por 45% dos transplantes feitos no Brasil. Em todo o país, foram 19.125 transplantes em 2008. O número representa um aumento de 10% em relação a 2007, quando foram feitos 17.428. Foi justamente a habilitação de novos centros, ao lado da quantidade maior de doadores vivos, que impulsionou o crescimento do número de atendimentos no Brasil.

No mesmo dia em que o centro paulistano foi credenciado, o Ministério da Saúde autorizou o Hospital dos Olhos da Conquista, na Bahia, a realizar retirada e transplante de tecido ocular humano. Já a Associação Hospitalar de Proteção à Infância e a Rede de Assistência a Saúde Metropolitana, ambas no Paraná, foram habilitadas a realizar busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame