MENU

Saúde

Pesquisa revela que deixar cama desarrumada pode ser bom para a saúde

Dados da pesquisa revelam que cobertores, lençóis e colchões são locais perfeitos para a proliferação de ácaros

Fonte: Guiame, com informações de GalileuAtualizado: segunda-feira, 14 de setembro de 2015 14:33
Cama desarrumada
Cama desarrumada

Quantas vezes as mães já reclamaram para deixar a cama arrumada ao acordar? Todos já receberam essa ordem na vida. Se o pedido fnao foi cumprido, pode ter certeza que garantiu um bom beneficio para a saúde. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Kingston em Londres, na Inglaterra, mostra que fazer a cama pode fazer mal para a sua saúde.

O estudo mostra que uma cama bem arrumada, por ser quente, úmida e um pouco escura (entre os lençóis), apresenta as condições perfeitas para o desenvolvimento e procriação de ácaros.

Calcula-se que existam pelo menos 1,5 milhão deles vivendo na sua cama. Os bichos vivem na poeira e são responsáveis por causar a alergia de muita gente. Tosses, espirros e garganta coçando são apenas alguns dos sintomas que podem ser despertados nesse processo.

Foram feitos vários testes para descobrir as condições perfeitas para a proliferação dos ácaros. Eles observaram que a circunstância ideal para os bichos se desenvolverem é quando as pessoas estão na cama, a deixando úmida e quente por meio da transpiração. Mas os números podem diminuir durante o dia, caso a pessoa deixe a cama desarrumada, tendo um tempinho para “respirar”.

“Nós sabemos que os ácaros só conseguem sobreviver pegando água da atmosfera usando pequenas glândulas de seu corpo”, diz Stephen Pretlove, condutor da pesquisa. “Às vezes, simplesmente deixar a cama desarrumada durante o dia pode ajudar a remover a umidade dos lençóis e do colchão, de forma que os ácaros fiquem desidratados e morram.”

Siga-nos

Mais do Guiame