MENU

Saúde

Os alimentos que ajudam a ter bom humor

Alimentos que ajudam a ter bom humor

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:13

Já pensou em viver feliz e de bom humor apenas... comendo? Pois diversos estudos e pesquisas indicam que hábitos alimentares saudáveis podem interferir diretamente no nosso humor. "Quem tem bons hábitos de alimentação sofre menos com estresse, ansiedade e depressão", afirma Camila Mendes de Abreu, professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

Segundo ela, a química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem estar.

Nesse caminho, um ingrediente é fundamental: o triptofano, um aminoácido que compõe a serotonina. "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, responsável por reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite e até melhorar a qualidade do sono", afirma Paula Fernandes Castilho, especialista em nutrição clínica da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

Paula Castilho diz ainda que os carboidratos também têm um papel fundamental no bom humor. "Eles elevam os níveis de insulina e ajudam a 'separar' o triptofano dos outros aminoácidos, facilitando sua absorção", afirma a nutricionista. Por isso, dietas que cortam carboidratos podem, sim, deixar uma pessoa em péssimo estado emocional.

Veja alguns alimentos que podem melhorar o seu humor:

Proteínas: elas possuem boas doses de triptofano, que funciona ajuda na formação da serotonina. Além de carnes, ovos, leite e derivados, está presente no grão-de-bico, ervilha e feijões.

Chocolate: o cacau possui carboidrato e triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. "Prefira os tipos meio amargo ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também poder antioxidante", afirma a nutricionista Camila Mendes de Abreu.

Aveia: além do triptofano, contém selênio, que colabora para a produção de energia no organismo.

Banana: a fruta possui carboidratos, que estimulam a produção de serotonina; e vitamina B6, essencial na hora da condução dos impulsos nervosos.

Milho: o grão é rico em carboidratos e também em vitamina B6

Vegetais com folhas escuras: couve, brócolis, rúcula e outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo.

Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, uma tríade que ajuda a diminuir o estresse e melhora a memória.

Laranja, maracujá e jabuticaba: as três frutas são ricas em vitamina C, que combate o cansaço e o estresse do organismo.

Ovos, fígado e soja: esses três alimentos possuem as substâncias chamadas colina e lecitina, que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.

Peixes e frutos do mar: são ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem diretamente para o bom humor. O selênio e a vitamina B12, por exemplo, combatem a ansiedade e o cansaço; já o ômega-3 colabora na produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.

Pimenta: a ardência desse alimento é causado pela capsaicina, princípio ativo da pimenta e que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, responsável pela sensação de euforia.

Alface: o vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando um efeito calmante no organismo.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame