MENU

Saúde

Organização prolonga a vida

Organização prolonga a vida

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Pessoas organizadas e disciplinadas tendem a viver até quatro anos mais do que as mais impulsivas. Este foi o resultado de um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Riverside. Nesta pesquisa, os cientistas avaliam que traços psicológicos são tão importantes na saúde quanto os fatores médicos e sociais.

O psicólogo Howard Friedman, um dos integrantes da equipe de pesquisadores, destacou que "pessoas mais conscienciosas têm melhores hábitos em relação à sua saúde, se arriscam menos e tendem a ter empregos e casamentos mais estáveis". Ele ainda acrescentou que "muitos desses indivíduos também têm até uma predisposição biológica a serem saudáveis".

O cientista lembra ainda que pessoas mais disciplinadas tendem a ser mais felizes e a consumir menos drogas e álcool.

O estudo foi publicado na revista da Associação Americana de Psicologia. Friedman e sua equipe analisaram dados de 20 pesquisas que se concentravam em características típicas de pessoas conscienciosas. Foram envolvidos mais de 8,9 mil voluntários de países desenvolvidos.

Ao longo do trabalho, os pesquisadores examinaram, em particular, três características: o auto-controle, a organização e a diligência. Descobriram que os dois últimos aspectos são os mais ligados à longevidade. Entre outras características consideradas saudáveis estão o perfeccionismo, a confiança, a determinação, a competência e a obediência.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame