MENU

Saúde

OMS registra 11.168 casos de gripe suína; Brasil tem nono paciente

OMS registra 11.168 casos de gripe suína; Brasil tem nono paciente

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou nesta sexta-feira o mais recente balanço da gripe suína, a gripe A (H1N1), que atinge agora 11.168 pessoas em 42 países. O balanço, contudo, não inclui o nono caso confirmado pelo governo brasileiro na noite desta quinta-feira, 21 de maio.

Em 24 horas, a organização registrou um aumento de 134 casos da gripe suína, uma mudança relativamente pequena perto dos quase mil novos casos diários registrados nos últimos dias. O número de mortes pela doença aumentou de 85 para 86, com uma nova vítima registrada nos Estados Unidos.

O país norte-americano continua com o maior número de casos da nova gripe confirmados em laboratório: são 5.764 pacientes, incluindo nove mortes - um aumento de 54 casos em 24 horas.

O México, país considerado epicentro da doença, manteve 3.892 casos do vírus A (H1N1), com 75 mortes. Também na América do Norte, o Canadá continua com 719 casos da doença, incluindo uma vítima.

O Japão também apresentou um aumento significativo no número de casos, saltando de 259 para 294 pacientes.

O balanço inclui ainda o primeiro caso registrado nas Filipinas e um salto de um para oito casos registrados no Equador e cinco para 24 pacientes confirmados no Chile.

A organização registra ainda casos da doença no A OMS inclui ainda casos da doença registrados na Espanha (113), Reino Unido (112), Panamá (73), França (16), Alemanha (14), Colômbia (12), China (11), Itália (10), Nova Zelândia (9), Israel (7), Austrália (7), El Salvador (6), Bélgica (5), Peru (5), Guatemala (4), Cuba (4), Noruega (3), Suécia (3), Holanda (3), Coreia do Sul (3), Finlândia (2), Tailândia (2), Turquia (2), Malásia (2), Polônia (2), Argentina (1), Áustria (1), Dinamarca (1), Índia (1), Irlanda (1), Portugal (1), Grécia (1) e Suíça (1).

Brasil

O balanço mantém ainda o número de casos da doença registrados no Brasil, oito no total.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que o nono caso confirmado de gripe suína no país. O ministério afirmou ainda que outros 14 casos suspeitos são acompanhados e outros 14 estão em monitoramento.

Os casos confirmados estão nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Até esta quinta-feira, 288 casos foram descartados.

O novo caso confirmado é do Estado de São Paulo e foi identificado ontem, 21 de maio, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O paciente é um homem de 39 anos, que esteve em Nova York entre os dias 13 e 19 de maio. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia do desembarque no Brasil. Ele foi atendido dia 20 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, onde foi colhido o material para análise pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame