MENU

Saúde

No Dia do Homem, campanhas incentivam o cuidado com a saúde

Homens, cuidem-se. Fazer check-ups é importante e ajuda a prevenir algumas doenças mais comuns a vocês

Fonte: guiame.com.brAtualizado: terça-feira, 15 de julho de 2014 17:49
homem _ saúde
homem _ saúde

homem _ saúdeNesta terça-feira, 15 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Homem, por esse motivo diversas ações pelo brasil são feitas em prol da saúde masculina.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres.

Para amenizar tal situação é que desde 2009, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias de fazer com que homens se tornem inseridos na atenção básica, a título de prevenção para complicações que podem comprometer a qualidade de vida.

Homens, cuidem-se. Fazer check-ups é importante e ajuda a prevenir algumas doenças mais comuns a vocês:

- Doenças do Coração - mais comuns e importantes, pois, em 50 dos casos, não dão sinais e já surgem com infarto do miocárdio, por exemplo.

- AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais) - as doenças cérebro-vasculares, muitas vezes, fatais.

Esses dois grupos de doenças dependem muito de prevenção da aterosclerose (gordura das artérias), da pressão alta, obesidade e diabetes.

- As doenças crônicas do pulmão, principalmente as ligadas ao tabagismo, também são importantes, pois acometem os homens em idade produtiva.

- A obesidade e a diabetes já são muito prevalentes e têm piorado o prognóstico dos indivíduos com doenças do coração.

- Câncer de próstata - segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já é a 2° causa de morte pela doença na população masculina, superado só pelo de intestino grosso.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame