MENU

Saúde

Mito ou verdade: dormir pode acelerar a cura de ferimentos?

Mito ou verdade: dormir pode acelerar a cura de ferimentos?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:58

Certa vez, um médico me disse que o corpo se cura mais rapidamente durante o sono. Se eu dormir duas horas extras por dia, meu pé quebrado vai sarar mais rápido?

"Não existem evidências, nem mesmo incidentais, de que sono a mais promova ou acelere a cura dos ossos", diz Melvin Rosenwasser, cirurgião ortopédico do Centro de Medicina da Universidade Columbia e do Hospital Presbiteriano de Nova York.

"Fraturas se curam através da imobilização e do alinhamento adequados", disse ele, acrescentando que a cura também é afetada "pelo estado geral da saúde, nutrição e hábitos como fumar".

Quanto ao que pode acelerar a cura, Rosenwasser mencionou um estudo que indica uma leve aceleração com estimulações ultrassônicas no tratamento de fraturas no pulso.

Uma análise de diversos estudos sobre o ultrassom no tratamento de fraturas, publicada em 2002 em "The Canadian Medical Association Journal", concluiu que "existem evidências, em experimentos aleatórios, de que o tratamento por ultrassom de baixa intensidade pode reduzir significativamente o tempo de cura para fraturas tratadas sem operações".

Mas poderia o sono ser um fator na cura de outros tipos de lesões? Um estudo de 2004, publicado na revista "Psychoneuroendocrinology", concluiu que os níveis de hormônios do estresse afetavam a velocidade da cura de ferimentos, mas que vários outros fatores, incluindo o consumo de álcool, os exercícios e o sono, não mostravam relação.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame