MENU

Saúde

Ministro sobre gripe: "País está pronto para qualquer hipótese"

Ministro sobre gripe: "País está pronto para qualquer hipótese"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta terça-feira, 12 de maio, que o Brasil está preparado para enfrentar qualquer hipótese da nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). "O Brasil está preparado para qualquer hipótese. Mas o momento é de tranquilidade, apesar de requerer cuidado", disse durante entrevista coletiva no Senado, se referindo à possibilidade de o nível de alerta para a propagação do vírus subir do grau cinco para o seis, que é considerado o de pandemia.

Segundo Temporão, ao contrário de algumas semanas atrás, o que se percebe hoje é que a maioria das pessoas que entra em contato com o vírus apresenta um quadro clínico leve a moderado. "São poucas as pessoas que eveluem para uma complicação, como uma pneumonia ou um quadro mais grave", destacou.

Temporão, porém, alertou que não tem condições de afirmar se daqui a dois ou três meses este padrão vai se manter. "Por isso, prudência, alerta e cuidado neste momento é fundamental e é a postura do governo", afirmou o ministro.

Ele também disse que os R$ 141 milhões que o governo anunciou para o combate e prevenção da doença no país por enquanto são suficientes. Caso necessário, ele avisou que solicitará recursos emergenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Do ponto de vista prático, o trabalho nos portos, aeroportos, fronteiras secas e de divulgação, a estratégia continua a mesma", avisou o ministro. Ele voltou a lembrar também que não há rebanho contaminado no Brasil e nem risco de contaminação de pessoas pelo consumo de carne suína.

Na próxima segunda-feira, 18 de maio, Temporão estará em Genebra, na Suiça, para participar da Assembleia Mundial da Saúde, ocasião em que representantes de diversos países discutirão a nova gripe.

Durante a audiência pública, Temporão disse que não dorme direito há duas semanas, em virtude da nova doença que já chegou ao Brasil.

Siga-nos

Mais do Guiame