MENU

Saúde

Ministério da Saúde testa novo exame para dengue

Ministério da Saúde testa novo exame para dengue

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Estudo agiliza o diagnóstico e identifica tipo de vírus.

Só neste ano, 114 mil brasileiros tiveram a doença.

Pesquisadores do Ministério da Saúde estão desenvolvendo uma nova técnica que promete mais rapidez no diagnóstico da dengue. Só este ano, 114 mil pessoas tiveram a doença.

Pelo método atual, a sorologia, o paciente só pode fazer o exame após sete dias com sintomas. Com o novo projeto, o sangue pode ser coletado após três dias. E o material recolhido é processado pelo kit.

Além de confirmar mais cedo o diagnóstico da dengue, o exame aponta o tipo do vírus que está circulando. É esse um dos principais objetivos do Ministério da Saúde, pois após identificar o vírus, é possível direcionar com mais eficácia as ações de combate a dengue.

Por enquanto, é uma pesquisa. Se a eficácia do kit for comprovada, os resultados poderão ser determinantes para mudanças nos diagnósticos. "Futuramente, podemos ter a tecnologia do Ministério da Saúde, distribuir esse kit individualizado e fazer a detecção precocemente", diz a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sayonara Carvalho.

Mas, apesar de todas as pesquisas, a melhor forma de combater a dengue ainda é a prevenção. "Infelizmente, ainda tem gente que não faz a sua parte", afirma o agente de endemia José Luis Oliveira.

Siga-nos

Mais do Guiame