MENU

Saúde

Ministério da Saúde afirma que vacina contra dengue não estará disponível para todos

Método de prevenção em forma de vacina não é garantida para todos os brasileiros e não acabará com a dengue

Fonte: Guiame, com informações de Folha de São Paulo Atualizado: segunda-feira, 18 de maio de 2015 19:29
Vacina contra a dengue
Vacina contra a dengue

Algumas regiões do Brasil vem enfrentando uma grande epidemia de dengue, levando à casos graves ao óbito. Ainda em fase de testes, a vacina que sendo testada no Instituto Butantan,em São Paulo, não é eficiente para acabar com a dengue e não estará disponível para todos os brasileiros. Quem afirma é o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, responsável pela pasta que analisa novos remédios e vacinas no SUS.

Jarbas ainda declara que "preocupa" a eficácia da vacina da multinacional francesa Sanofi Pasteur, cujos testes já foram concluídos.

Segundo ele, o governo federal pretende dar apoio para acelerar os testes de outra vacina contra a doença, que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Em meios a várias alternativas de acabar com a dengue que possui, a da Sanofi é uma vacina que ainda que precisa de avaliações. A eficácia dela é limitada, em volta de 60%, e exige três doses, com um ano de diferença entre a primeira e a terceira. Ela não serve para a contenção de um surto. Vacinas com grau de proteção mais baixo não são capazes de eliminar a doença.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame