MENU

Saúde

MEC abre licitação para novas faculdades de medicina

MEC abre licitação para novas faculdades de medicina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:10

 

estudante de medicinaFaculdades de medicina de todo o país, principalmente, USP, Unifesp, Unicamp e Ufrj, são as mais disputadas. Vestibulandos se dedicam anos aos estudos para ingressar em medicina pelo alto nível dos candidatos nas provas.

O ministério da Educação (MEC) pretende criar licitação para abertura de novas faculdades privadas de medicina em áreas onde faltam médicos, especialmente em regiões carentes como Norte e Nordeste. O projeto tem como base lançar o edital até o início de 2013, oferecendo para as instituições interessadas, crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O ministro Aloizio Mercadante anunciou nessa quarta-feira (24) na 82.ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Durante o anúncio, afirmou que o ministério indicará pontos em todo o país onde considera necessária a abertura de novos cursos de medicina.

“Vai ser uma licitação de qualidade”, resumiu o ministro.

Hoje, o país se encontra em uma situação onde existem pedidos para a criação de mais de 2,5 mil vagas de medicina, mas ainda em análise pelo MEC. Por lei, o governo deve avaliar as condições que a faculdade terá para abrir essas vagas. Terão que ser aptas a oferecer infraestrutura hospitalar para os futuros profissionais.

Para ele, o atual modelo pode ser prejudicial ao país:  “Não temos condições de atender as demandas que são apresentadas, porque nós vamos entrar numa canibalização ou numa concentração. Canibalização, porque às vezes você só tem um equipamento do SUS e cursos públicos e privados disputando aquela infraestrutura. Isso prejudica a formação e a qualidade do serviço. Além disso, há uma concentração muito elevada. Queremos desconcentrar a formação e pensar o Brasil como um todo. Por isso vamos mudar a política.

Com informações de Yahoo Notícias 

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame