MENU

Saúde

Manifestações em várias capitais marcam Dia Mundial de Combate à Doença Pulmonar

Manifestações em várias capitais marcam Dia Mundial de Combate à Doença Pulmonar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Várias manifestações, em todo o mundo, são realizadas nesta quarta-feira, 19 de outubro, Dia Mundial de Combate à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A população recebe informações sobre a doença respiratória.

Fumantes e ex-fumantes podem fazer avaliação pulmonar gratuita. Médicos e enfermeiros orientam a sociedade sobre a doença e fazem avaliação pulmonar entre os que se apresentam dentro do grupo de risco - fumantes e ex-fumantes com mais de 40 anos. As atividades são realizadas em sete cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.

Segundo a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o acesso pleno ao diagnóstico e tratamento ainda não é realidade em diversos pontos do país e nem todos os agentes de saúde estão devidamente informados. A população reivindica ações de controle do tabagismo, mais informação e acesso a tratamento adequado. O tabagismo é a principal causa da DPOC, relacionando-se a 90% dos casos.

Em Brasília, as atividades ocorrem das 8h às 18h na Rodoviária do Plano Piloto. No Rio, a programação é desenvolvida das 8h às 18h na Cinelândia e, em São Paulo, das 8h às 18h, na Praça dos Correios.

Postado por: Claudia Moraes

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame