MENU

Saúde

Jovens diabéticos ultrapassam barreiras com estilo de vida saudável

Jovens diabéticos ultrapassam barreiras com estilo de vida saudável

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

No mundo, o diabetes afeta 246 milhões de pessoas em todo mundo e vem crescendo cerca de 3% ao ano entre as crianças e adolescentes. O tipo 1 da  doença se manifesta ainda na infância, mas se for bem controlada não impede que o jovem alcance seus objetivos

A passagem do astro pop Nick Jonas, da banda Jonas Brothers, pelo Brasil, deixa a pergunta no ar: o diabetes pode dificultar a vida de um jovem? Diante da energia e do bom humor esbanjado pelo ídolo adolescente que já declarou que tem diabetes Tipo 1 e também pela disposição de outros jovens como o piloto de kart brasileiro André Salmoria, fica claro que  o diabetes não é motivo para deixar de lado os sonhos e objetivos de vida.

"Eu já praticava esportes antes de descobrir que tinha diabetes e, quando veio o diagnóstico, achei que isso não me impediria de nada", conta o piloto André Salmoria, hoje com 17 anos e diagnosticado como diabético aos oito. "A alimentação muda com os alimentos diet e light, tem que monitorar a glicose do sangue diariamente, tomar insulina, mas encaro como uma oportunidade para levar a vida de um jeito mais saudável", lembra o esportista.

Sobre como é conviver com o diabetes, André ainda afirma: "ser disciplinado é importante para controlar o diabetes, principalmente com a alimentação, e eu aproveito os benefícios disso no esporte, pois disciplina também é fundamental para ter bons resultados nas pistas".

Para o piloto de kart é simples controlar o diabetes. "Hoje, mantém a glicemia sob controle quem não quer, pois as novas tecnologias disponíveis são fáceis de usar", comenta André. Ele usa o monitor de glicemia Breeze® 2, da Bayer HealthCare, no dia-a-dia. O Breeze® 2 é o único com a tecnologia "Já codificado", que traz alta precisão de resultados sem a necessidade de codificação do aparelho, nem manuseio das tiras.

Uma preocupação mundial

O diabetes avança rápido sobre a população mundial e é considerado um problema de saúde pública. Dados da Federação Internacional do Diabetes (International Diabetes Federation) mostram que hoje existem 246 milhões de diabéticos no mundo. O Tipo 1 da doença, mais conhecido como diabetes juvenil, cresce cerca de 3% ao ano entre crianças e adolescentes. No entanto, o estilo de vida sedentário e sem uma alimentação saudável tem elevado também a incidência de diabetes Tipo 2 na infância. Os casos de diabetes Tipo 2 em crianças já representa entre 2% e 3% de todos os casos diabetes.  

Dicas para uma vida mais saudável

Ser proativo é a chave para controlar o diabetes e ter mais qualidade de vida. Para ajudar os diabéticos que querem ter essa atitude, foram criados "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes com diabetes", um material desenvolvido por Stephen R. Covey, autor do best seller "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes", em parceria com a Associação Americana de Educadores em Diabetes (American Association of Diabetes Educators - AADE) e apoio da Bayer HealthCare. Covey adaptou os conceitos descritos em seu livro, elaborando uma lista de atitudes, que combinadas aos "Comportamentos de autocontrole" criados pela AADE, colaboram para o sucesso do tratamento e para a qualidade de vida do diabético.

Confira quais são os "Comportamentos de autocontrole da AADE" e "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes com diabetes":

Comportamentos de autocontrole AADE 7:

Alimentação saudável Ser ativo Monitoramento Tomar medicação Resolver problemas Comportamento saudável Reduzir riscos Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes com diabetes

Hábito n.º 1 - Seja proativo Hábito n.º 2 - Comece com o objetivo em mente Hábito n.º 3 - Primeiro o mais importante Hábito nº 4 - Pense ganha/ganha Hábito n.º 5 - Procure primeiro compreender, depois ser compreendido Hábito n.º 6 - Crie sinergia Hábito n.º 7 - Afine o instrumento Sobre a divisão de Diabetes Care

A divisão de Diabetes Care, da Bayer HealthCare, está presente em 100 países e tem longa tradição de mais de 60 anos em inovação na área de cuidados com o diabetes desde o lançamento dos tabletes reagentes CLINITEST, em 1941. Os rumos dos cuidados com o diabetes mudaram em 1969, quando o primeiro monitor de glicemia portátil e as tiras reagentes surgiram. A Bayer HealthCare inovou o gerenciamento do diabetes sendo a primeira empresa a lançar uma linha de monitores de glicemia com a tecnologia No CodingTM (sem codificação). Os sistemas de monitoramento de glicemia BREEZE® 2 e CONTOUR® são uma excelente opção para os diabéticos.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame