MENU

Saúde

Hidrofobia: o que é e como tratar

Hidrofobia: o que é e como tratar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

A hidrofobia nada mais é que o medo excessivo da água (afogamento). Geralmente, a hidrofobia é causada por um trauma sofrido na infância com líquidos, não precisa ser necessariamente água.

Existem, como quase em tudo, mitos e verdades sobre seu tratamento. Veja alguns conselhos e precauções para melhor lidar com esse mal.

Passos

1) A hidroginástica / natação, embora tenham uma série de benefícios, não tratam a hidrofobia. Pelo contrário, se não for bem utilizadas, tanto a natação como a hidro podem gerar um trauma ainda maior na pessoa, muitas vezes para sempre.

2) Sabendo que a hidrofobia é um trauma psicológico, e que de acordo com muitos cientistas, o cérebro humano é "reprogramável", o primeiro passo para curar esse mal é a pessoa realmente querer.

3) A pessoa deve ter contato com a água de forma lenta e gradativa, para não gerar nenhum tipo de desconforto.

4) Em casos mais graves, o acompanhamento de um psiquiatra ou um psicólogo se faz mais do que necessário para acompanhar a evolução, ou não, do caso.

5) A fobia de água está quase sempre relacionada com a submersão da cabeça, ou seja, na impossibilidade de respirar. Por isso, essa etapa deve acontecer quando houver uma total segurança para tal. Caso contrario, o prejuízo pode ser enorme.

6) A total superação da hodrofobia vem inevitavelmente quando a pessoa percebe que consegue viver em ambientes aquáticos, ou seja, quando aprende a nadar ou pelo menos a boiar com o nariz e a boca fora da água.

Importante

Muitos pacientes que sofrem da patologia conhecida popularmente como Raiva, não conseguem beber água, pelo fato de que a ingestão do líquido pode gerar um crise de espasmos dos músculos da garganta ou do aparelho vocar. Por isso, a doença é chamada algumas vezes de hidrofobia

Siga-nos

Mais do Guiame