MENU

Saúde

Gripe suína: kits para diagnóstico devem chegar ao Brasil até sexta

Gripe suína: kits para diagnóstico devem chegar ao Brasil até sexta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, afirmou nesta segunda-feira, 4 de maio, que o Brasil vai receber da Organização Mundial da Saúde (OMS) até sexta-feira, 8 de maio, kits de diagnóstico da nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). O teste específico é o único método capaz de detectar a doença em dois ou três dias.

"Até sexta-feira, 8 de maio, [os kits] estarão aqui. A OMS colocou a sequencia do gene [código genético] na internet na sexta, dia 1. No sábado, mudou. Havia um erro. Isso levou o atraso na formulação dos kits", informou Penna, sem citar a quantidade de kits que devem chegar ao Brasil.

Segundo o secretário, porém, o atraso não representará qualquer prejuízo ao país. "Nenhum prejuízo. Todos os pacientes estão sendo colocados em monitoramento ou em tratamento no caso dos suspeitos", disse.

Segundo a representação da OMS no Brasil, o método atual de detecção da doença é feito por eliminação. Os técnicos primeiro têm de verificar se o vírus presente em uma pessoa monitorada é de influenza, depois se é do tipo A e só então sua cepa.

Os kits serão distribuídos a 30 laboratórios de referência no mundo. O Brasil conta com três laboratórios: FioCruz, no Rio de Janeiro, Instituto Butantan, em São Paulo, e o laboratório Evandro Chagas, no Pará.

Prevenção

A OMS recomenda a lavagem constante das mãos como forma de prevenção contra o gripe suína. Segundo a organização, as pessoas devem usar sabão ou sabonete e dedicar especial antenção com a lavagem entre os dedos.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame