MENU

Saúde

Gelatina ajuda a deixar pele, cabelos e unhas fortes e brilhantes

Gelatina ajuda a deixar pele, cabelos e unhas fortes e brilhantes

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Sábias são as crianças, que raramente dispensam uma boa taça de gelatina. Além de delicioso, o doce faz bem para o corpo. "A função da gelatina é estimular a síntese ou retardar a degradação do colágeno no organismo. Assim, quando presente em uma dieta balanceada, ela ajuda no funcionamento das células que garantem a integridade estrutural e a funcionalidade dos ossos, cartilagens e articulações", explica a endocrinologista Odilza Vital, especialista em medicina anti-envelhecimento.

Não é só a beleza que agradece o consumo de gelatina. Essa sobremesa, que é formada por 85% de proteína, 12% de água, 2% de sais minerais e 1% de hidrato de carbono, também ajuda a prevenir várias doenças. "Recomendo o consumo da gelatina para todos que querem levar uma vida saudável, principalmente para quem sente dores articulares e nas pernas. Além de ter muita proteína, é um produto livre de gordura e colesterol", explica Odilza, que ainda alerta para o fato de que a proteína hidrolisada é a mais benéfica. "É importante que o consumidor verifique isso na embalagem do produto" conclui a médica.

Muito barata e fácil de encontrar e de preparar, a gelatina tem ainda outra vantagem: é super light. Cada grama do doce tem apenas 20 calorias, o que a põe no topo da lista das preferências para lanche de nove entre dez beldades. "O consumo da gelatina contribui para um crescimento saudável das unhas e cabelos. Isso por que ela é rica em colágeno, que forma uma matriz onde minerais se fixam deixando-os fortes, resistentes e brilhantes" explica a dermatologista, especialista em medicina estética, Lúcia Paiva, da Clínica de Ipanema.

Vale a pena lembrar que a gelatina pode estar presente no preparo de muitas outras guloseimas, como salgados, musses e patês. Nesses casos geralmente, são usadas folhas de gelatina incolor.

As substâncias presentes na sua fórmula são tão saudáveis que a indústria de alimentos, farmacêuticas e de cosméticos tem cada vez mais procurado produzir produtos com gelatina. Há, inclusive, versões do produto em cápsulas, que podem ser consumidos conforme orientação de um médico ou nutricionista.

Siga-nos

Mais do Guiame