MENU

Saúde

Exercícios ajudam a combater fadiga e depressão em pessoas com leucemia

Exercícios ajudam a combater fadiga e depressão em pessoas com leucemia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:29

A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a combater a fadiga e a depressão em pacientes com leucemia, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA. De acordo com os autores, as atividades físicas podem também melhorar a resistência cardiovascular e manter a qualidade de vida de pacientes em tratamento para a leucemia.

Cada um dos dez pacientes do estudo, que estavam sendo tratados por causa desse tipo de câncer, recebeu um equipamento de exercícios especialmente "tratado" para minimizar o risco de infecções, além de participarem de sessões individuais no hospital durante a internação por três a cinco semanas.  

E os resultados dessa prática, aliada a duas semanas de exercícios aeróbicos em casa após a alta, foram benéficos para os pacientes. "Descobrimos que os pacientes experimentam significativa redução nos escores de fadiga total e depressão, assim como melhoraram a resistência cardiorrespiratória e mantiveram a resistência muscular", explicou o pesquisador Claudio Battaglini, em artigo publicado na revista Cancer Therapies.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame