MENU

Saúde

Estudo revela que dormir de lado pode ser bom para o cérebro

Cérebro desempenha melhor suas funções de acordo com a posição que dorme

Fonte: Guiame, com informações de GalileuAtualizado: segunda-feira, 17 de agosto de 2015 13:34
posição ao dormir
posição ao dormir

Poucos sabem, mas a posição ao dormir interefere no desempenho do corpo. O que revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Rochester e da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, que descobriu que dormir de lado pode ser o melhor para o corpo.

Enquanto você dorme, o cérebro aproveita para dar uma limpa em seu espaço e se livrar de resíduos que ficam por lá. O excesso desse elementos pode causar diversas doenças neurológicas, inclusive Parkinson e Alzheimer.

Para a conclusão, os acadêmicos utilizaram uma máquina de ressonância magnética para verificar os níveis de atividade do sistema glinfático (o dito cujo que faz a faxina) dos cérebros de ratos enquanto eles dormiam virados para o lado, com a barriga para baixo ou para cima.

Através das análises, os pesquisadores perceberam que o sistema glinfático foi muito mais eficiente quando os roedores estavam dormindo de lado. “A posição lateral já é a mais popular nos humanos e na maioria dos animais – mesmo na selva – e parece que nós adaptamos o sono na posição lateral como  o mais eficiente na limpeza do cérebro”, diz Maiken Nedergaard, um dos condutores do estudo.

Apesar da descoberta, ainda é necessário aprimorar a pesquisa, realizando os mesmo experimentos com humanos. Sobretudo, vale prestar atenção na posição em que você dorme.

Siga-nos

Mais do Guiame