MENU

Saúde

Estudo revela que assistir filmes em 3D melhora o desempenho do cérebro

Filmes desse formato aceleram a capacidade de processar os pensamentos, reduzindo o declínio cerebral.

Fonte: Guiame, com informações de GQ Atualizado: segunda-feira, 1 de junho de 2015 19:24
Cinema 3D
Cinema 3D

Para fugir da rotina estressante, assistir um filme é um ótima maneira para relaxar e melhorar o humor. Um novo benefício em assistir filme é melhorar a capacidade de processar os pensamentos, reduzindo o declínio cerebral, quando em formato 3D. É o que afirma um estudo realizado recentemente pela Universidade de Londres.

Para a conclusão, foram analisadas 129 pessoas que foram convidadas a assistir a um clipe de meia hora em duas versões: um grupo viu o filme em duas dimensões e o outro, em três dimensões. Aqueles que assistiram à versão 3D apresentaram um aumento de 23% na capacidade de processamento cognitivo em testes posteriores, enquanto o grupo da sessão 2D só melhorou 11%.

A pesquisa foi realizada pelo neurologista Patrick Fagan, professor associado da Faculdade Goldsmiths, na Universidade de Londres, e o professor Brendan Walker, do laboratório Thill, numa sala de cinema da rede britânica Vue Cinema, com tecnologia RealD 3D.

Testes anteriores indicaram que os espectadores do filme em 3D se saíram melhor em tarefas numéricas e de memória. Para Patrick Fagan, os resultados são tão surpreendentes que as pessoas deveriam ir à sessões 3D para tentar reverter o declínio natural do cérebro.

“Os filmes em três dimensões são mais imersivos, aguçam os sentidos e levam a uma excitação emocional, o que faz com o que o cérebro funcione de maneira mais rápida”, disse Fagan. Patrick pretende aplicar os testes em idosos.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame