MENU

Saúde

Espanha confirma primeiro caso de gripe suína da Europa

Espanha confirma primeiro caso de gripe suína da Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

A Espanha se tornou o primeiro país europeu a confirmar um caso de gripe suína nesta segunda-feira, 27 de abril.

A doença já matou pelo  menos 22 pessoas no México, teve casos confirmados também nos EUA e no Canadá e, segundo a Organização Mundial da Saúde, tem potencial para se tornar uma pandemia mundial .

A ministra espanhola da Saúde, Trinidad Jimenez, disse que o paciente está internado em Almansa, no centro do país. Ele tem 23 anos e voltou de uma viagem de estudos pelo México em 22 de abril.

Cerca de 20 outros pacientes também estão em observação. "Eles estão em situação estável, e nenhum dos casos é grave", disse a ministra.

A comissária da Saúde para a União Europeia pediu aos cidadãos que evitem qualquer viagem que não seja essencial à áreas atingidas pela gripe. "Pessoalmente, eu evitaria viagens não necessárias à regiões que estão no centro da contaminação para evitar o risco pessoal e a potencial disseminação da gripe", disse Androulla Vassiliou.

Os especialistas de saúde pública dos 27 países-membros da União Europeia realizam nesta segunda uma primeira reunião urgente para avaliar a repercussão na Europa do foco de gripe suína e coordenar sua atuação para prevenir a extensão da doença.

Siga-nos

Mais do Guiame