MENU

Saúde

Entenda a diferença entre resfriado e gripe

Entenda a diferença entre resfriado e gripe

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a maior incidência das doenças respiratórias afeta todas as pessoas, principalmente as crianças que, no geral, têm um baixo grau de imunidade. E isso ocorre porque, nessa época no ano, as temperaturas, além de abaixarem, mudam bruscamente, as oscilações térmicas se intensificam, há pouca chuva e aumento da poluição nos centros urbanos.

Mas, antes que de se decidir por um determinado tratamento, é imprescindível saber diferençar as mais simples, e comuns doenças respiratórias.

Gripe ou Resfriado. Qual a diferença?

Popularmente, a maioria das pessoas acredita estar sempre gripada, quando, na verdade, estão resfriadas. O resfriado, com manifestação de três a cinco dias (ciclo viral), é diagnosticado pela vermelhidão nos olhos e corisa, seguida de uma febre não muito elevada, que dura cerca de 48 a 72 horas sem deixar nenhuma infecção secundária. Já a gripe, mais perigosa, eleva a temperatura, causando febres mais altas, que podem durar de dois a três dias. Acompanhada de uma intensa dor no corpo, pode levar à pneumonia ou a um quadro bacteriano mais grave.

"Para se realizar uma análise de um resfriado simples ou uma gripe, o profissional deve avaliar o histórico clínico do paciente e tirar seus antecedentes. Só assim pode-se conduzir ao diagnóstico adequado", afirma a Dra. Simone Aguiar,  pneumopediatra do Hospital San Paolo.

No que ser refere ao tratamento destas complicações respiratórias, a Dra. Simone Aguiar explica: "resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A vacina, que pode ser aplicada em crianças a partir dos seis meses, é a forma de prevenção contra a gripe e seu agravamento, devendo ser aplicada pouco antes do inverno. Além desses métodos, é fundamental o acompanhamento médico para que não haja o avanço destas doenças".

Siga-nos

Mais do Guiame