MENU

Saúde

Dicas de Corrida e Caminhada

Dicas de Corrida e Caminhada

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

1º) Alongue antes e depois do Exercício Físico

O Alongamento é capaz de prevenir lesões, pois ele prepara a musculatura, tendões e articulações para o exercício e ainda aumenta a flexibilidade.

2º) Tênis adequado

O calçado ideal deve ser aquele modelo confortável, que não forme bolhas ou provoque lesões, com um solado de cerca de 2 centímetros para aumentar o equilíbrio. Segundo o diretor Leonardo da empresa Lopardo & Leonardi Soluções em Atividade Física, "é interessante ressaltar que os calçados são responsáveis por apenas 3% da absorção do impacto, os outros 97% são de responsabilidade de nossos músculos, por isso, não é necessário investir muito dinheiro em modelos com molas ou amortecedores".

3º) Tome bastante água

O nosso corpo tem um sofisticado sistema de controle de calor chamado transpiração. Quando transpiramos, nosso organismo elimina água, sais minerais e calor. Por isso, devemos beber água antes, durante e após os exercícios, principalmente em dias quentes. Quando o exercício aeróbio durar mais de 30 minutos, a ingestão de bebidas isotônicas (ex: Gatorade) é mais adequada, pois acelera a reposição de água e sais minerais.

4º) Alimente-se bem

O corpo humano precisa de energia para funcionar. Não faça exercício físico em jejum e procure incluir legumes e verduras em sua Dieta. As vitaminas e minerais contribuem para seu desempenho.

5º) Ritmo ideal

Para potencializar os benefícios da atividade física, faça exercício em um ritmo confortável. Um bom indicador é a respiração, faça a corrida/caminhada em ritmo que consiga conversar. Outro indicador mais preciso é o ritmo do coração, não ultrapasse a freqüência máxima determinada para sua idade. Para ter mais informações acerca de sua freqüência de treino consulte um profissional de Educação Física.

Leonardo Lopardo Alves - Personal Trainer e Consultor em Saúde. Graduado em Educação Física (EEFE-USP)

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame