MENU

Saúde

Diabetes e os cuidados com os pés

Diabetes e os cuidados com os pés

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

A diabetes é uma doença que cresce no mundo afetando inclusive crianças e adolescentes, os cuidados com os pés de uma pessoa diabética são redobrados, a atenção deve ser total para evitar problemas.

O fitologista Lelington Lobo Franco, no livro Diabetes como prevenir, tratar e conviver, orienta sobre os cuidados diários com os pés:

Uma boa dica para quem quer comprar sapatos é comprá-los na parte da tarde, quando os pés estão mais inchados, para não correr o risco de acabar comprando sapatos que irão apertar depois. Os melhores sapatos são os feitos de pelica, que não agridem os pés. Use meias de boa qualidade e evite as de elástico apertado. Quando for viajar de ônibus ou avião, use meias "Dr. School", compridas, que vão quase à rótula do joelho. Crie também o hábito de vistoriar seus pés diariamente logo após o banho, não tomando banho muito quente e sim morno, pois a falta de sensibilidade da pele não deixará você perceber o excesso de temperatura. É importante que o diabético cuide de seus pés, passando uma pomada hidratante a base de óxido de zinco ou confrei e talco após o banho. Tome muito cuidado ao cortar as unhas para não se ferir, e se tiver unha encravada, procure um especialista. Nunca utilize a mesma meia do dia anterior, pois pode haver presença de fungos, capazes de desencadear micoses e doenças da pele. Enxugue sempre muito bem os pés e passe talco para controlar a umidade e a conseqüente infecção por fungos. Para finalizar o autor chama a atenção: Apenas 30% das amputações dos dedos, pés e pernas abrangem os não-diabéticos e 70% das amputações de membros inferiores ocorrem neles.

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame