MENU

Saúde

Dia internacional do leite: saiba 6 benefícios do alimento

Dia internacional do leite: saiba 6 benefícios do alimento

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Para comemorar o Dia Internacional do leite, celebrado no dia 24 de junho, aproveite para tomar bons goles da bebida e para saber mais sobre ela. Fonte de energia, minerais e vitaminas, o alimento é supervalioso para o nosso corpo. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, os diferentes tipos de leite atendem às necessidades e limitações de cada pessoa e traz diversos benefícios para o organismo. "Existem diversos tipos de leite como o integral, o desnatado, o semi-desnatado, o leite de cabra e o leite de soja. Basta atentar-se a tabela nutricional de cada um para adequar a bebida às suas necessidades pessoais", explica Stella.

1. Cálcio para fortalecer os ossos

Conhecido como uma boa fonte de cálcio, o leite é o alimento natural com maior concentração desse mineral. O cálcio é essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos , afirma Roberta Stella. O acúmulo de cálcio no organismo reduz o risco de desenvolver doenças, como a osteoporose, no futuro.

2. Vitaminas para crescer

As vitaminas presentes no leite são uma ótima alternativa para o desenvolvimento infantil e para o combate a doenças infecciosas. A bebida apresenta uma grande quantidade de vitamina A, que colabora para o crescimento. E a vitamina A e a B1, essenciais para a produção de energia que o corpo precisa. Além da B2, que regula a utilização de proteínas, gorduras e açúcares no organismo , diz a nutricionista.

3. Rico em minerais

Além do cálcio, o leite também apresenta uma boa quantidade de fósforo. Ele ajuda na formação dos ossos. Além disso, dois copos diários de leite já atendem a quase toda a recomendação, por exemplo, de manganês, nutriente importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro , explica Roberta Stella..

4. Alternativa para intolerância a lactose

Quem tem intolerância à lactose, ou simplesmente não gosta do leite tradicional, pode se aproveitar dos benefícios da bebida, extraída dos grãos de soja. O leite de soja é uma alternativa ao leite de vaca. É importante lembrar que seu índice de gordura não influência negativamente no colesterol sanguíneo, além de conter menos açúcar. Ele não tem lactose, mas pode apresentar quantidades de frutose ou glicose , explica a especialista.

5. Para ganhar músculos

Já ouviu falar do Whey Protein? Ele é um concentrado que vem do soro do leite e pode fazer milagres quando o assunto é ganhar músculos. "O Whey é a proteína do soro e tem ótima digestibilidade. Podemos encontrá-la em três diferentes formas: isolada, concentrada e hidrolisada. Quanto mais rápida ela é digerida, maior o poder de síntese e absorção da proteína, proporcionando a recuperação muscular e o ganho de massa magra com maior rapidez e eficiência", diz a nossa especialista. Mas ela adverte: "Antes de decidir pelo Whey, é preciso consultar um especialista, porque a substância pode causar danos graves, como comprometer a função renal, ou até mesmo desencadear processos mais simples, como a acne ".

6. Semi-desnatado

O leite semi-desnatado pode ser um aliado para quem não se acostuma com o desnatado. A diferença entre os dois está no percentual de gordura, que no desnatado é um pouco menor. Mas muitas pessoas se adaptam melhor ao semi, que é uma boa opção para quem precisa evitar o excesso , explica a nutricionista.

Postado por: Felipe Pinheiro

Siga-nos

Mais do Guiame