MENU

Saúde

Dentes: a importância da imagem

Dentes: a importância da imagem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

O fim de ano está chegando e pensando em nosso bem-estar e, principalmente, nas férias, começamos a ter um cuidado todo especial com o nosso corpo. Cuidamos da nossa pele, do nosso cabelo, tratamos de emagrecer, mas muitas vezes esquecemos do nosso cartão de visitas, que é o nosso sorriso. "Além do fator estético, exigido nos relacionamentos sociais, o cuidado com os dentes é fundamental para a nossa saúde, pois a digestão começa na boca. Uma boa dentição favorece uma boa mastigação que gera a completa assimilação dos alimentos", informa a dentista Tânia Carneiro Mafra, da Radiologia Safe Carneiro.

Muitos se esquecem que o resultado da odontologia estética depende dos recursos técnicos utilizados pelos dentistas. Restaurações, próteses removíveis, fixas e implantes dentários, quando bem indicados, garantem um tratamento de sucesso. Antes de realizar esses tratamentos é necessário verificar a saúde funcional da boca, pois os procedimentos só podem ser feitos se os dentes estiverem sadios.

Assim, após essa avaliação e sem casos de dúvida no diagnóstico, cada paciente recebe um planejamento de forma a resolver os problemas mais urgentes, como extrações de raízes perdidas, eliminação de cáries, e de qualquer tipo de foco de infecção. E é dentro deste contexto que se destaca a importância de uma radiografia bem feita, pois só assim o dentista poderá planejar a melhor solução, pelo fato de confirmar alguma suspeita. "A radiografia mostra tudo o que o profissional não consegue ver no exame clínico visual, desde cáries, alterações ósseas nos maxilares até as condições necessárias para receber tratamento com implantes", explica Dra. Tânia.

Portanto, ao aliar o exame ao método visual de diagnóstico, o dentista tem mais chances de acerto, não expondo assim o paciente ao sub ou sobretratamento. "A aparência sempre foi uma das grandes preocupações do ser humano. Deste modo, quando o dentista solicitar um exame radiográfico fique certo que ele realizará um tratamento de alta qualidade com ótimos resultados", finaliza Dra. Tânia.

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame