MENU

Saúde

Dengue aumenta 70% de casos em PE

Dengue aumenta 70% de casos em PE

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:10

 

dengue prevençãoA velha conhecida volta a atacar no estado de Pernambuco.  Governo fica assustado com o crescimento da demanda de pessoas infectadas pela dengue em relação aos números do ano passado.

O índice cresceu em cerca de 70%, onde no ano passado, nesse mesmo período do ano, o número de infectados era 14.303. Entre esses, 20% adquiriu a doença no estágio mais grave, levando a morte.

“O ponto principal da nossa campanha está na conscientização da sociedade, já que a maioria dos focos está localizada na casa das pessoas. Também usaremos a imagem dos atletas para atrair a atenção da população”, afirmou o secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira.

O governo do estado disponibilizou uma verba de R$ 5,8 milhões para que os casos sejam controlados e que não se espalhem. Os hospitais estaduais receberam, nesses últimos três dias, reforço de uma equipe de 37 profissionais especializados para tratamento de epidemiologia.

Agora depende da população se conscientizar e fazer a tarefa de casa. Não deixar água parada em nenhum objeto da casa, vasos de flores. Limpar bem as calhas e caixas d’água e vedá-las.

Agora que você já sabe o que está acontecendo, saiba um pouco mais sobre a doença e como evitá-la:

O que fazer para evitar a dengue:

Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água;

Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios;

Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água;

Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias;

Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas;

Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água;

Encha os pratinhos de plantas com areia;

Retire a água acumulada sobre a laje;

Mantenha as calhas d’água limpas.

Sintomas

Dengue clássica:  Dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos, manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana, vômito, diarreia e falta de apetite.

 

Dengue hemorrágica: Dor abdominal, tonturas, desmaios, sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo, suor frio, fezes escuras e vômito.

Tratamento:

A dengue não tem tratamento específico. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico. Ao menor sinal, procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa.

 

Com informações do O diário.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame