MENU

Saúde

Conheça as diferenças entre gripe e resfriado

Doenças causadas por vírus possuem sintomas diferentes

Fonte: Guiame, com informações de Viva bemAtualizado: quinta-feira, 7 de maio de 2015 19:01
Gripe e resfriado
Gripe e resfriado

As baixas temperaturas chegaram e com ela, as doenças comuns dessas estações como a gripe e resfriado, já começam a afetar a população. O fato curioso é que os dois possuem sintomas básicos, como nariz entupido, espirros e dores de cabeça e no corpo, elas são diferentes.

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza e resulta em febre acima dos 38ºC, além da sensação de mal estar muito intensa. Já o resfriado é causado por dezenas de vírus diferentes, como o Rinovírus, o Adenovírus e Parainfluenza, que levam a uma leve febre, não ultrapassando os 37ºC, mas também dor de garganta. 

Segundo o site governamental Blog da Saúde, nos estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, são as que concentram o maior número de casos de contaminação pelo vírus.

De acordo com as explicações do diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, a população precisa ficar atenta a alguns cuidados. O mais importante são hábitos de higiene. É preciso proteger a boca e o nariz, quando se espirra ou tosse, de preferência usando lenço ou protegendo com o braço, disse o especialista. “Evite proteger um espirro com as mãos, porque as pessoas têm muito contato umas com as outras. A lavagem de mãos frequentes é muito importante também [para evitar o contágio de outras pessoas]”.

Os mais vulneráveis à gripe, o Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente a vacina contra a gripe. Os alvos são crianças de seis meses a menores de cinco anos; a população com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto; presos e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.  

O Ministério da Saúde recomenda que, ao sentir febre acima dos 38 graus, dor no corpo e uma intensa sensação de mal estar, deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde.

 

 

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame