MENU

Saúde

Conheça cuidados essenciais para o barbear perfeito

Conheça cuidados essenciais para o barbear perfeito

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:10

Uma vez por semana é o mínimo de vezes que você faz a sua barba, certo? Contorce o rosto para facilitar o deslizamento do aparelho de barbear ou da lâmina. Mesmo fazendo parte da rotina de todos os homens, muitos cometem vários erros que podem favorecer as irritações, pelos encravados, foliculites a até mesmo os cortes.

"Não usar os produtos certos e prolongar o tempo de vida da lâmina são os principais deslizes do público masculino", aponta a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Confira oito dicas para evitar problemas decorrentes do barbear.

Veja algumas dicas para o barber dar certo:

1-      Faça a barba após o banho porque a higiene facial melhora a lubrificação da pele e dos poros, reduzindo o risco de ferimentos.

2-      Homens que sofrem com espinhas devem tomar muito cuidado para não cortar os pontos mais inflamados, favorecendo, assim, dispersão das bactérias presentes nessas microlesões para outras áreas da pele.

3-      Use os produtos adequados. Nada de sabonete! Para um bom barbear, é imprescindível usar os cosméticos certos. Procure espumas em gel, creme ou mousse, que deixa os pelos mais maleáveis evitando o risco de lesões.

4-      O barbear deve começar pelas laterais do rosto - costeletas, bochechas e maxilar -, onde a pele é menos sensível, afirma Adriano Almeida. "Deixe o queixo por último, pois os pelos desta região costumam demorar mais para amolecer", aponta. O dermatologista lembra ainda que a lâmina não deve ser muito pressionada contra o rosto ou passada várias vezes na mesma área, pois isso aumenta o risco de traumas. Ela ainda deve acompanhar o sentido de crescimento dos pelos. "Embora o corte no sentido oposto seja mais rente, ele aumenta o risco de irritações, foliculite e pelo encravado", explica.

5-      Lave o rosto com água fria

6-      Após o barbear, lave o rosto com água fria. "Isso restabelece a dimensão dos poros que ficaram dilatados com a água morna", explica o dermatologista Adriano. Além disso, há uma contração dos vasinhos, evitando sangramentos. Verifique apenas se suas mãos estão limpas antes de colocá-las em contato com o rosto.

7-      Use loção pós-barba

8-      Muitos homens dispensam este produto, mas ele é fundamental para um bom barbear. "A loção pós-barba ajuda a fechar os poros, alivia irritações provocadas pela lâmina e age como cicatrizante", afirma a dermatologista Carolina. Esses produtos contêm propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e hidratantes. Evite, entretanto, as opções que apresentam álcool na composição. “Elas podem irritar, ressecar a pele e ainda causar ardor?” explica a profissional.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame